A cidade de Erechim já registrou quase 2 mil casos de dengue no ano de 2021. A informação foi confirmada a reportagem da Rádio Cultura e Jornal Boa Vista nesta quinta-feira, 13 pela Vigilância em Saúde do município.
Segundo dados divulgados pela Visa, 1957 pessoas já testaram positivo para a dengue e outros 40 casos aguardam resultado de exames. Três pessoas morreram em decorrência da doença em Erechim.
Frio deve diminuir incidência da doença
O chefe da Vigilância em Saúde, Everton Pujol Guterrez informou que com a chegada das baixas temperaturas, a proliferação do mosquito deve diminuir. Segundo Guterrez a baixa quantidade de chuvas nos últimos dias também contribuiu para uma diminuição do número de mosquitos que podem transmitir a dengue. “A baixa pluviosidade com a diminuição da temperatura fez com que nascessem menos mosquitos e os que nasceram nesse período ficam com uma mobilidade menor”.
Guterrez explicou que a incidência de novos casos diminui no inverno também porque as pessoas se protegem mais. “As pessoas se abrigam mais e ficam com uma superfície menor para os mosquitos picar”, afirmou o chefe da Visa.
Ações integradas de combate ao mosquito
Nos primeiros meses do ano, a prefeitura municipal intensificou as ações integradas no combate a dengue com todas as secretarias e com apoio de entidades como Defesa Civil e Força Voluntária. Cerca de 100 containers para descarte de lixo foram disponibilizados nos bairros da cidade, duas bombas para aplicação do fumacê foram adquiridas além do recolhimento de lixo e pneus nos pontos mais críticos do município.
Ouça o que disse o Chefe da Vigilância em Saúde