Erechim registra uma das menores taxas de roubo de celular do Rio Grande do Sul

Ações integradas do governo do Estado e investimentos em segurança reforçam a redução da criminalidade no município

Erechim se destaca no Rio Grande do Sul com uma das menores taxas de roubo de celulares do Estado, registrando apenas 0,9 caso a cada 100 mil habitantes. Os dados, referentes a 2024, mostram uma queda expressiva de 83% nas ocorrências em comparação com o ano anterior, passando de seis casos para apenas um. Além disso, o município também apresentou redução de 67% nos roubos de veículos, com registros caindo de 12 para quatro.

A melhora nos índices de segurança pública é resultado de um trabalho conjunto entre as forças policiais, estratégias baseadas em dados e investimentos em infraestrutura. O delegado Gustavo Ceccon, responsável pela 11ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (11ª DPRI), destacou que a redução reflete a atuação integrada e o planejamento estratégico das equipes, apoiados pelo sistema de Gestão Estatística em Segurança Pública (GESeg).

Em Erechim e em Passo Fundo, segundo dados do Observatório Estadual da Segurança Pública, foram 65 casos no ano passado, contra 78 em 2023. Os homicídios dolosos diminuíram 14%, passando de 73 ocorrências em 2023 para 63 em 2024. Já os de feminicídios caíram de quatro para dois (-50%). Além disso, não foram registradas vítimas de latrocínio em 2024, enquanto 2023 teve um incidente.

Nos crimes contra o patrimônio, Erechim e Passo Fundo, também apresentaram reduções. As ocorrências em transportes coletivos despencaram 69%, passando de 54 em 2023 para 17 no ano passado. Os roubos de celulares diminuíram 35% (de 71 para 46), enquanto o roubo de carros teve retração de 30% (de 43 para 30). Os casos de roubo a pedestre caíram de 355 para 255 (-28%). Os indicadores mostram por que o Rio Grande do Sul foi destaque no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, publicado recentemente.

Investimentos e parcerias fortalecem a segurança

O governo do Estado tem ampliado as ações de prevenção e combate ao crime, com reforço no efetivo policial e modernização da estrutura operacional. Em abril de 2023, foi inaugurado em Erechim o novo Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Região Norte (CRPO/Norte), com investimento de R$ 522 mil. A unidade faz parte das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs), que buscam otimizar a gestão e a resposta às demandas de segurança.

O coronel Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Junior, comandante do CRPO/Norte, ressaltou a importância das parcerias e dos programas de monitoramento. “A queda nos índices criminais em Erechim é fruto não apenas do trabalho das forças de segurança, mas também do apoio de entidades, empresários e órgãos municipais”, afirmou. Entre as iniciativas citadas estão o Programa Sentinela, um dos maiores sistemas de vigilância do Estado, e o PISEG, que fornece equipamentos, viaturas e treinamentos para as equipes.

Com planejamento e integração, Erechim consolida sua posição como uma das cidades mais seguras da região, reforçando a tendência de queda na criminalidade no Rio Grande do Sul.

Por: Edson Machado da Silva

Fonte: ASCOM SSP

 

 

 

 

destaque