Erechim está entre as cidades mais competitivas do Brasil

Entre os destaques estão Inovação e Dinamismo Econômico, Telecomunicações, Qualidade da Saúde, Inserção Econômica, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental e Acesso à Educação

Erechim está entre os municípios mais competitivos do Rio Grande do Sul e do Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios 2024 realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove Digital e a SEALL. Erechim ocupa a 8a colocação no Estado e a 34o posição na região Sul (entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), e o 105o lugar no Brasil, subindo 5 posições em relação a 2023.

O estudo contempla 65 indicadores organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia. O Ranking visa fomentar boas práticas para uma competição saudável rumo a justiça, equidade e desenvolvimento sustentável.

Peso dos pilares

No Ranking de Competitividade dos municípios (edição 2024) o peso dos pilares está dividido em Instituições: 10,2% – Sustentabilidade Fiscal e 9,3% – Funcionamento da Máquina Pública. Sociedade: 5,1% Acesso à Saúde; 6,4% Qualidade da Saúde; 6,4% Acesso à Educação; 5,1% Qualidade da Educação; 5,9% Segurança; 7,6% Saneamento; 5,9% Meio Ambiente. Economia: 5,9% Inserção Econômica; 16,1% Inovação e dinamismo econômico; 7,6% Capital Humano; e, 8,5% Telecomunicação.

Potenciais do município

As áreas que o município se destaca, conforme o ranking 2024, os potenciais do município são Inovação e Dinamismo Econômico (31º lugar no país), Telecomunicações (62º lugar), Qualidade da Saúde (65ª lugar no país), Inserção Econômica (69º no país), Capital Humano (95º lugar no país), Sustentabilidade Ambiental (98º lugar no país) e Acesso à Educação (113º lugar no país).

Desafios

As áreas que são desafios ao município, segundo o ranking, Saneamento (336o lugar no país), Funcionamento da Máquina Pública (290º lugar no país), Meio Ambiente (242º lugar no país), Segurança (202º lugar no país); Acesso à Saúde (173º lugar no país) e Qualidade da Educação (158o).

Políticas Públicas

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, afirma que a prefeitura tem feito o dever de casa e todos, Câmara de Vereadores, entidades civis, órgãos de segurança, empresas e a população, têm colaborado para que Erechim avance. “E precisamos continuar assim, porque Erechim está num amplo processo de modernização e desburocratização da gestão pública, investindo os recursos públicos com muita responsabilidade e eficiência, isso tudo está fazendo a diferença na vida das pessoas e no desenvolvimento econômico de Erechim”, explica o prefeito.

Polis ressalta que estas melhorias são efetivas e se desdobram em mudanças concretas na área econômica e social. “Temos mais de 20 mil CNPJs ativos no município. Em janeiro de 2021 tínhamos 2.675 MEI’s ativos e em agosto de 2024 são 9.694 MEI’s ativos, um crescimento significativo que mostra a evolução da atividade econômica no município”, observa ele.

Outro dado significativo, acrescenta o prefeito Polis, ligado à inovação na gestão pública, é que a prefeitura aprovou 4.996 projetos, em 46 meses, para a construção civil. “São quase 5 mil liberações, média superior a 100 por mês, casas, prédios, pavilhões, que movimentam o comércio, setor de serviços e a própria indústria”, comenta o prefeito Polis.

Por fim, Erechim gerou, nos últimos 45 meses, 5733 empregos com carteira assinada e ainda tem quase 2 mil vagas abertas. “Nós somos solucionadores de problemas, criamos soluções para melhorar a vida das pessoas e das empresas e, assim, melhorar a nossa cidade”, ressalta o prefeito Polis.

Por: Assessoria de Comunicação

 

 

 

 

 

destaque