Erechim em foco: Rádio Cultura reúne prefeito e empresários para debater os desafios e oportunidades para o município

Neste feriado de 15 de novembro, segundo dia de Frinape 2024, antes mesmo da abertura dos portões do Parque da ACCIE, a Radio Cultura já entrava ao vivo do estúdio Express S/A, montado para a cobertura da feira, com um grande debate tendo a cidade de Erechim como foco principal.

Fazendo parte da mesa, juntamente com a nossa equipe de jornalismo, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o empresário e presidente da ACCIE Darlan Dalla Roza, o empresário e representante da Unindústria, Walmir Badalotti e o empresário e representante do Coder, Mario Cavaletti.

Ao longo do debate, diversos assuntos que envolvem os desafios e oportunidades para o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade de Erechim, além de abordarem também um pouco sobre a Frinape, maior feira multissetorial do norte do estado.

Entre os principais assuntos, muitos deles foram levantados primeiramente através dos microfones da Rádio Cultura: Ligações asfálticas, que propiciam o desenvolvimento dos municípios e da região como um todo, como por exemplo as rodovias que unem os municípios do Alto Uruguai Gaúcho entre si e com as regiões da Amunor e Amzop, o anel viário para dar maior fluidez ao transito na região do bairro Três Vendas, o aeroporto, as áreas necessárias para que mais empresas possam aqui se instalar, a educação e a qualificação profissional, entre outros.

Acompanhe alguns dos destaques de cada participante:

Paulo Polis: “Erechim tem o terceiro maior potencial econômico do Rio Grande do Sul, fica atrás somente da Capital, Porto Alegre e de Caxias do Sul. Mas ainda temos campo para desenvolver.”

Mario Cavaletti: “Erechim se destaca em em diversos setores da economia, por exemplo, Caxias do Sul é o maior fabricante de ônibus, Erechim é o segundo, São Paulo é o maior fabricante de assentos e cadeiras e Erechim é o segundo e isso ocorre em outros setores também, mas custa muito para chegar a ser o primeiro lugar em vários destes setores.”

Walmir Badalotti: “É preciso olhar para o futuro com olhar empreendedor, tanto o setor público quanto o setor privado. Quando são planejados os distritos industriais e os corredores de desenvolvimento, não se esperam resultados imediatos. Tudo o que foi planejado e iniciado em 2009, 2010, município, empresas e a população estão colhendo frutos hoje e seguirão crescendo por muitos anos.”

Darlan Dalla Roza: “Quando você olha Erechim do alto, você vê que toda a Erechim cresce, tanto em estrutura industrial quando em loteamentos residenciais. Seja nas saídas para Barão de Cotegipe, Gaurama, Paulo Bento ou nas extremidades da BR-153 e ERS-135, o crescimento é nítido e todo este crescimento econômico gera renda, emprego e impostos para o município.”

destaqueerechimFrinape 2024