Erechim em destaque no Workshop da Saúde Pública

Evento aconteceu nos dias 19 e 20 em Porto Alegre

Erechim participou da II Mostra de Experiências Exitosas do RS e foi selecionado para apresentar suas experiências no 10° Workshop da Saúde Pública realizado nos dias 19 e 20 de outubro em Porto Alegre, com o relato intitulado: Cuidado ao Paciente que vive com Diabetes: experiências do município de Erechim. As ações foram realizadas pela farmacêutica Alexandra Nava Brezolin, juntamente com as estagiarias Sara, Milene e Camili e com o apoio dos demais farmacêuticos do município e da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Apresentação

O objetivo do relato foi compartilhar a experiência no consultório farmacêutico voltado para orientação, cuidado e capacitação de pacientes que convivem com Diabetes Mellitus (DM) e fazem uso de insulina. Também foi apresentada a iniciativa de descentralizar a distribuição de insulinas através da Farmácia Móvel.

“A educação em saúde é fundamental para que o paciente atinja suas metas e objetivos terapêuticos, melhorando a qualidade de vida do paciente e reduzindo complicações crônicas. Os pacientes que realizaram as consultas farmacêuticas melhoraram a adesão ao tratamento, verificada pela retirada mensal da insulina e dos insumos, mas acima de tudo conseguiram aceitar a doença e compreender que, com conhecimento e cuidado, pode-se ter uma vida saudável, reduzindo as complicações crônicas”, comenta a farmacêutica, Alexandra Nava Brezolin.

 

Cuidado farmacêutico

A farmacêutica Alexandra também destacou que neste contexto, a educação em saúde se mostra importante e o cuidado farmacêutico pode contribuir para construção do saber compartilhado sobre o processo saúde-doença-cuidado, através da elaboração e do fortalecimento do contato com o paciente, a educação assegura o direito de conhecer sobre a doença e intervir, ser protagonista nesta jornada, auxiliando na tomada de decisões referentes a promoção, manutenção e recuperação da saúde.

“Além da educação em saúde, é importante facilitar o acesso à medicação, e a descentralização da distribuição de insulinas pode auxiliar no processo de adesão à farmacoterapia, tão importante para pacientes que vivem com diabetes”, pontua a secretária de Saúde, Éclesan Palhão.

 

Por Ascom