Durante a cobertura da Rádio Cultura na Expo Erechim o que mais se ouviu das lideranças políticas e empresariais foi que Erechim e a região do Alto Uruguai estão vivendo o melhor momento das últimas décadas na área econômica.
Nós últimos anos tivemos ótimas safras e com os melhores preços da história. Já o setor de carne suína e de aves estão vivendo um dos melhores momentos. Apesar da pandemia, a nossa cidade está vivendo o melhor momento no setor do emprego, está faltando mão de obra qualificada e estamos quase no pleno emprego. Hoje o setor econômico de Erechim tem mais de mil vagas de empregos abertas nos mais diversos setores da nossa economia.
O governo do estado está liberado de recursos estaduais para rodovias e para área da saúde como a muito tempo não acontecia.
A bancada dos deputados gaúchos tem empenhado recursos federais na ordem de de R$ 15 milhões para interligar os municípios da região de Ronda Alta e Sarandi. Pela primeira vez está sendo liberados recursos para o início do asfaltamento da Transbrasiliana entre Erechim a Passo Fundo.
Um sinal deste momento positivo foi o vestibular da URI, um dos maiores de todos os tempos. Nos próximos dias começa as Parceria Publica Privada para a iluminação pública e a construção do novo centro administrativo de Erechim. Além disso, nos próximos dias será lançado o edital da concessão do saneamento básico que pode ter mais R$ 80 milhões entre outorga e o recursos do fundo compartilhada com a Corsan.
Nos próximos meses poderemos ter o início das obras do novo distrito industrial David Zorzi, sem contar que durante a Expo Erechim o CODER entregou para o executivo a pauta de um planejamento feito por várias mãos projetando a cidade para 2024 a 2040.
Se realmente se confirmar estes investimentos, Erechim e a região mudarão de patamar e para que isso aconteça temos que eleger pelo menos dois deputados estaduais e um federal.