Na tarde desta quarta-feira (3), o TJ-RS julgou o recurso da Corsan que suspendia o edital da concessão do abastecimento de água e a implantação do tratamento de esgoto. O TJ-RS manteve suspenso o edital e com isto, o município de Erechim deverá municipalizar o abastecimento de água da nossa cidade.
Segundo uma informação que o meu passarinho trouxe, a administração municipal já tem pronto o projeto para criar uma Autarquia para a municipalização do saneamento básico. Certamente nos próximos dias o prefeito deverá se reunir com lideranças de entidades e vereadores para mostrar a situação e a proposta da municipalização.
Depois desta reunião, o governo deverá encaminhar o projeto para câmara de vereadores aprovar a municipalização dos serviços, através de uma autarquia.
“Hoje foi julgado a liminar e posteriormente será julgado todo o processo. No entanto os desembargadores reconhecem a precariedade dos serviços, mas manteve suspenso o edital. Agora estamos estudando o que vamos fazer e temos duas alternativas: uma é criar uma autarquia e a outra é criar o departamento de água e esgoto. Mas não tem nada definido”, disse o prefeito Polis