Os esforços para combater a proliferação de mosquitos, principalmente que causam doenças como dengue, zika vírus e febre chikungunya, vem sendo intensificados pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental, por meio de mutirões de recolhimento de lixo, dando a destinação adequada aos entulhos.
A iniciativa busca eliminar focos propícios à reprodução do mosquito Aedes aegypti, que é o causador dessas doenças, especialmente em áreas próximas a locais com casos suspeitos. Na última semana, foram recolhidas 15 cargas de caminhão, removendo resíduos inutilizáveis em 15 pontos estratégicos do bairro Presidente Vargas.
Para a secretária de Saúde, Daniele Colla, esse trabalho é fundamental para controlar o aumento dos casos de dengue em Erechim. “Nós, enquanto Poder Público estamos fazendo a nossa parte, mas é imprescindível que a população também faça o seu papel: cuidando das suas casas, dos seus bairros, sempre evitando o acúmulo de lixo e de recipientes que possam acumular água e se tornar possíveis criadouros do mosquito”, disse a secretária de Saúde.
A Prefeitura de Erechim tem atuado de forma permanente no combate à dengue, seja na eliminação dos focos do mosquito, como em vistorias e orientações à população com os Agentes de Combate à Endemias, além da capacitação clínica das equipes para atendimento de casos registrados.
Todos juntos no combate à dengue
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, pede que a população esteja engajada na luta contra a dengue, colocando em prática as técnicas para controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “E, é assim, trabalhando juntos, Poder Público e cidadãos, cada um fazendo a sua parte, eliminando a água parada em casa, não jogando lixo em áreas públicas, permitindo as visitas dos agentes, que vamos controlar à dengue. Nós, todos juntos, somos a melhor forma de combater esta doença, sendo conscientes, adotando as medidas preventivas, continuando com esta mobilização de toda a cidade em prol da vida e contra o mosquito”, declara o prefeito.