O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou nesta quarta-feira (28), os resultados do Censo Demográfico 2022, que aponta um aumento de 10,01% no número de habitantes de Erechim, em comparação com o Censo de 2010.
Mais do que aumento da população, os indicadores apontam na importância da população ter qualidade de vida, que é resultado de uma Gestão Pública comprometida com o bem-estar da população e o desenvolvimento do município.
“O que importa para o Governo Municipal é a qualidade de vida das pessoas que estão aqui. Não adianta aumentar exponencialmente a população, se não tiver estrutura e qualidade de vida. Nós oferecemos boas escolas, bom sistema de saúde e qualidade de vida nas estruturas de moradias. A cidade está em pleno emprego, se desenvolvendo e crescendo gradativamente”, comenta o prefeito de Erechim, Paulo Polis.
Governo comprometido com a população
O município chegou a 105.705 pessoas. A pesquisa aponta que a cidade tem uma densidade demográfica de 246,3 habitantes por km² e uma média de 2,49 moradores por residência.
O prefeito Paulo Polis, fala ainda do potencial de investimentos que o município vem prospectando. “Estamos como o 19ª maior município do Estado, e prospectando o crescimento através da geração de emprego e renda, como com a entrega do novo Distrito Industrial, a projeção do Condomínio Industrial, além de cuidar das pessoas com novas escolas, ampliações e reformas em Unidades de Saúde, áreas de lazer, assistência social, cultura e esporte”, destaca o prefeito Polis.
Aumento da população
A expectativa inicial, de aumento da população de Erechim foi apontada na pesquisa. Diferente de outras cidades, que reduziram o número de habitantes, como são os casos de Porto Alegre, Novo Hamburgo, entre outras.
O vice-prefeito Flávio Tirello, comenta que o aumento é reflexo da Gestão comprometida com as pessoas. “As ações que permeiam o governo são para melhorar a vida da comunidade erechinense. Chegamos a 105 anos, com aumento da população e fazendo investimentos Públicos e prospectando investimentos Privados que condizem com nosso papel de referência no Alto Uruguai Gaúcho”, pontua o vice-prefeito.