Uma manhã para trocar ideias e refletir sobre o campo da saúde em Erebango. Assim foi a sexta-feira (24), no Centro Multiuso, durante a Conferência Municipal de Saúde.
Lideranças, profissionais de saúde e membros da comunidade em geral, participaram da atividade que debateu propostas de melhorias na prestação de serviços, com base no tema: ‘Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia’.
A secretária de Saúde, Claura Araldi, destacou que o encontro foi muito proveitoso e que na oportunidade foram apresentados os investimentos do governo municipal em áreas como medicamentos, infraestrutura, veículos, projetos, programas, e, ainda, citado como é a atuação de cada profissional. “Explicamos um pouco melhor como é a rotina de trabalho, como estão articuladas as ações juntamente à Secretaria de Assistência Social, como funciona o agendamento das consultas especializadas, que está sob um sistema controlado pelo Estado (Gercon), com base nas prioridades de atendimento (urgência). A próxima etapa acontece em Porto Alegre, ocasião em que serão apresentadas as demandas discutidas em âmbito municipal, sendo uma delas, a atualização da tabela SUS, que há 13 anos não é reajustada”, ressaltou Claura ao enfatizar, ao lado do prefeito Valmor José Tomelero, que é necessário expandir a visão nas esferas nacional e estadual, com foco em fortalecer os municípios, onde a população procura e precisa de um cuidado em saúde cada vez mais eficiente.