Nos últimos dias, as equipes técnicas da Prefeitura de Erebango intensificam os trabalhos e levantamentos referentes aos danos causados até o momento pela falta de chuva. O trabalho é desenvolvido de modo conjunto com a microrregião. Conforme os indicadores obtidos, o município avalia a possibilidade de decretar situação de emergência, assim como já ocorreu em outras localidades.
Vale mencionar que Erebango havia encaminhado o pedido de ajuda ao Estado em 2021, após o temporal que provocou diversos prejuízos, especialmente em residências.
Conforme o prefeito Valmor José Tomelero, foram solicitadas informações detalhadas por parte da Emater, Secretaria de Agricultura e Assistência Social, que possibilitem um melhor embasamento para encaminhar o decreto. “Nesse primeiro momento foi verificado que os reflexos mais preocupantes estão no meio agrícola e nas necessidades em relação às fontes de água para consumo humano e de animais”, pontuou o chefe do Executivo.
Nos próximos dias devem ser divulgados mais detalhes sobre a análise da situação local, tanto no meio urbano como rural.