A equipe Drop Team, do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), embarca na próxima segunda-feira, 1º de abril, para representar o Brasil na maior competição mundial de eficiência energética, a Shell Eco Marathon, que ocorrerá entre os dias 3 e 6 de abril de 2019, em Sonoma, Califórnia.
O projeto de eficiência energética dos estudantes do curso de Engenharia Mecânica recebeu, em outubro de 2018, o título de carro mais eficiente da América Latina, na categoria de gasolina da Shell Eco-marathon Brasil, com a marca de 424,9 km por litro de gasolina, conquistando o primeiro lugar entre 19 competidores da categoria combustão interna a gasolina, com isso garantindo a participação na etapa internacional.
“Poder representar o Brasil e o IFRS nos enche de orgulho” – são as palavras iniciais do coordenador do projeto, professor Airton Campanhola Bortoluzzi, que ainda comentou que, desde a conquista em 2018, a equipe se dedicou integralmente para construir um novo protótipo que permitisse o transporte aéreo e fosse ainda mais eficiente do que o que ganhou a Shell Eco-marathon Brasil 2018. “Assim, temos a expectativa de obter um resultado ainda melhor e, quem sabe, conquistar uma boa colocação na competição que envolve todas as equipes das Américas”, complementa.
Voltar com o primeiro lugar é a expectativa do estudante Jean Marcos Radeski Sopshuk: “além de ser uma oportunidade e experiência única, trabalhamos muito nesses últimos dias para que tudo estivesse alinhado. Sei que isso valerá muito, estamos indo para Shell Eco-Marathon Américas!”, comenta empolgado.
Para Bortoluzzi, o projeto também serve de pano de fundo para o desenvolvimento pessoal e profissional de futuros engenheiros, os quais têm uma experiência vivencial de trabalho em equipe, de resolução de problemas, de desenvolvimento tecnológico e soluções inovadoras. “Para a instituição, acredito que seja o coroamento da dedicação e de todo um trabalho em prol de uma formação profissional de excelência”, finaliza o coordenador.
No total 14 integrantes da equipe estão indo para a competição. São eles os professores Airton Campanhola
Os estudantes Eduardo Wichnovski, Iuri Calderan Zaparoli e Lucas Boniatti Neves permanecem no Brasil torcendo pelos colegas juntamente com toda a comunidade do #MundoIFRS.
Sobre a competição:
A Shell Eco-marathon é uma competição de fomento à pesquisa energética que desafia estudantes a projetar e construir protótipos que percorram a maior distância com a menor quantidade de energia.
A iniciativa teve início em 1939, quando funcionários da companhia nos Estados Unidos fizeram uma disputa sobre quem conseguiria percorrer a maior distância possível com a mesma quantidade de energia. Em 1985, a competição se tornou oficial. Desde então, ela se expandiu para outros dois continentes, Ásia e Europa, incluindo categorias em diversos tipos de combustíveis.
Retrospectiva
Na edição do ano anterior, a equipe de Erechim fez 240,3 quilômetros por litro de gasolina, o que garantiu o terceiro lugar na competição e o título de carro mais eficiente do Rio Grande do Sul.