Integrando as atividades da Semana da Saúde, os servidores do SAMU de Erechim passaram por capacitação e treinamento no último fim de semana. Foram realizados cursos de aperfeiçoamento e capacitação de primeiros socorros e Suporte Básico de Vida (BLS).
O curso de 20 horas é voltado ao atendimento realizado fora do ambiente hospitalar, em geral em regime de urgência. No caso de paciente graves, este atendimento pode ser o diferencial entre a vida e a morte.
Segundo os participantes da capacitação, o Suporte Básico de Vida é o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam o suporte de vida à vítima. Esse suporte é imprescindível para o paciente até a chegada no ambiente hospitalar. O objetivo principal é não agravar lesões já existentes ou gerar novas lesões. Um rápido Suporte Básico de Vida proporciona até 60% de chance de sobrevivência.
Conforme a secretária de Saúde, Eclesan Palhão, as capacitações vêm ao encontro da necessidade de qualificar as equipes de saúde. “Precisamos estar atentos às demandas e ofertar cursos de qualificação para os nossos profissionais da saúde para a garantia da permanência da prestação de serviços públicos de qualidade para a nossa população. Treinamento para atendimento em urgência e emergência é uma necessidade constante nunca saberemos o momento em que precisaremos de socorro imediato”, disse a titular da pasta de Saúde.
Por Assessoria de Comunicação