A área da engenharia se destaca mundialmente, pois contribui com a inovação e o desenvolvimento em diversos setores movimentando a economia.
Dentre as engenharias, a Engenharia de Alimentos ocupa destaque no cenário agroindustrial, pois há uma crescente necessidade de modernização do agronegócio para ajudar a aumentar a produção de alimentos e garantir a preservação de recursos naturais. Além disto, existe a preocupação com a segurança alimentar e a sustentabilidade.
O profissional Engenheiro de Alimentos tem papel importante neste processo, pois é o responsável por desenvolver atividades industriais, identificar problemas e ser capaz de propor soluções, considerando os aspectos econômicos, ambientais, sociais e humanos para o desenvolvimento de novas tecnologias.
O mercado de trabalho para o Engenheiro de Alimentos é diversificado, amplo, emergente e crescente, podendo exercer atividades em indústrias de alimentos (nas várias áreas que as compõe, desde responsabilidade de análises laboratoriais até cargos de gerências), instituições de pesquisa, empresas públicas e consultorias.
O Curso de Engenharia de Alimentos da URI Erechim está implementado na Universidade desde 1994. Durante estes 24 anos o Curso formou inúmeros profissionais, os quais atuam nos diversos segmentos da área, em território nacional e internacional.
O referido Curso tem duração de 5 anos, sendo oferecido no período da noite. É reconhecido pelo MEC e estrelado no Guia do Estudante desde 2006. O Curso conta com bolsas de PROUNI e financiamentos do FIES e CREDURI. Outro diferencial são as bolsas de Iniciação Científica e de Extensão que os acadêmicos têm possibilidade de ter durante a realização da graduação.
Desta forma, a escolha por este curso/profissão constitui-se em uma oportunidade para ingresso imediato no mercado de trabalho, com possibilidade de ascensão na carreira acompanhada de boa remuneração.
A boa notícia é que as pessoas interessadas em atuar nessa importante área do agronegócio, podem começar a sua formação desde já. Para isso, basta que se inscrevam no Vestibular Complementar de Verão da URI, cujo prazo vai até o dia 31 de janeiro. Tenho certeza de que estarão optando por uma grande oportunidade de realização pessoal e profissional.
(Profa. Dra. Geciane Toniazzo Backes – Coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos da URI Erechim)