Acadêmicas do Curso de Enfermagem da URI promoveram uma atividade educativa sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), destinada aos trabalhadores da empresa Aurora Cooop – Unidade Suínos de Erechim. A iniciativa, realizada no dia 14 de setembro, foi desenvolvida pelas alunas Amanda de Almeida Custodio, Dharyone do Carmo da Fonseca, Eduarda Brustolin Bandiera e Larissa Carla Bernardi, em conjunto com a equipe do ambulatório da empresa, liderada pela Enfermeira Juliana Novais.
As ISTs abordadas foram Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e Sífilis Congênita, HPV e HIV/AIDS de alta incidência na população. Em 2020, no Brasil, conforme o Ministério da Saúde, a notificação de casos de AIDS e hepatites foram as IST’s de maior índice no sexo masculino, comparado ao sexo feminino. Entre os homens, a incidência de AIDS foi de 20,5 casos a cada 100 mil habitantes, enquanto entre as mulheres a taxa de detecção foi de 8 casos a cada 100 mil habitantes.
Para tirar dúvidas sobre as IST’s, foi montada uma tenda que buscou acolher as pessoas com chamamento da Copa do Mundo de futebol, a ser realizada em novembro, no Catar. Para isso, foram utilizados símbolos da Seleção Brasileira, bem como da dupla Grenal. Durante a ação, foi entregue um panfleto para que os participantes levassem para casa e divulgassem para os familiares e conhecidos as informações sobre a temática abordada. Além disso, foram distribuídos preservativos, material este fornecido pelo setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Erechim.
As acadêmicas destacaram a importância da enfermagem na prevenção das IST’s e identificação dos sinais e sintomas, enfatizando a busca dos Testes Rápidos realizados nas Unidades Básicas de Saúde, do município de Erechim.
Por Assessoria de Comunicação