Encontro Setorial da Erva-Mate na região do Alto Uruguai reúne cadeia produtiva

O setor ervateiro dos municípios de Erval Grande e Áurea, no Alto Uruguai, atendidos pelo projeto Aliados do Campo, realizado pela Fundação Solidaridad, estiveram reunidos nesta terça e quarta-feira (08 e 09/08). Nos dois encontros, reunindo 140 produtores rurais ligados ao setor, foram trabalhados temas de interesse do setor e de impacto para toda a cadeia produtiva, como a viabilidade técnica, análise financeira, e custos de produção, com objetivo de contribuir para atividade ervateira e para a pequena propriedade, além de unir o setor ervateiro. Em Erval Grande e em Aurea, as palestras técnicas foram ministradas pelo extensionista da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Ilvandro Barreto de Melo, que também é coordenador da Câmara Setorial da Erva-Mate, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

A Fundação Solidaridad expôs os resultados do projeto, até o momento realizado em parceria com as ervateiras que repassam matéria-prima para empresas Leão e Coca-Cola. As empresas envolvidas no projeto são as ervateiras Ervalense, de Erval Grande, e Erva Boa, Ervateira Tchê e Seiva Verde, de Áurea.

Em Erval Grande, o encontro ocorreu na terça-feira (08/08), com 60 produtores rurais, ligados ao setor, e contou com a presença do prefeito Suzinei Schineider, do engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Luiz Ângelo Poletto, e do engenheiro agrônomo Gabriel Dedin, da Fundação Solidaridad e lideranças. Na quarta-feira (09/08), em Aurea, participaram 80 produtores, com a presença do prefeito Antonio Slussarek e lideranças.

A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), coordena o Programa Gaúcho para a Qualidade e Valorização da Erva-Mate no Rio Grande do Sul. O projeto é desenvolvido com várias outras parcerias.

 

Por assessoria de comunicação