A Consulta Popular 2023, uma ferramenta democrática e participativa que define as prioridades regionais que vão ser incorporadas ao Orçamento do Estado em 2024, encerra hoje, sexta-feira, 1º de dezembro. Os cidadãos de todo o Estado podem votar nas ações que consideram essenciais para sua região ou município. O governo estadual investirá R$ 60 milhões nos projetos escolhidos, que serão distribuídos entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
Para votar, o cidadão deve acessar o portal da Consulta Popular com o título de eleitor e escolher a ação que deseja ver implementada. No passo seguinte, ele será encaminhado para a cédula de votação regional, que contém entre cinco e dez ações definidas a partir do Caderno de Demandas Elegíveis pelas assembleias regionais. Caso o cidadão não tenha em mãos o número do título de eleitor, ele poderá obtê-lo através do site do TSE. A votação pode ser realizada pelo link www.consultapopular.rs.gov.br.
Nas regiões em que o sinal de internet estiver inadequado, será habilitado um aplicativo off-line para a realização da votação. Em cada Corede, pessoas autorizadas receberão os votos pelo smartphone e, posteriormente, irão transferi-los para o sistema geral de votação.
Para a região do Corede Norte, as propostas que devem ser votadas incluem a Cultura, com a implantação de um sistema sustentável e integrado de museus na região do Alto Uruguai como patrimônio material e imaterial regional, Trabalho e Desenvolvimento Profissional com a capacitação em costura empoderando as mulheres e desenvolvendo a comunidade, e Desenvolvimento Rural com projeto de capacitação de produtores orgânicos para o desenvolvimento da cadeia produtiva de hortaliças.
Por Assessoria de Comunicação