Empresa responsável pelo projeto técnico da Transbrasiliana encerra topografia da rodovia

A equipe da empresa Rudra Engenharia, responsável pela elaboração do projeto técnico de pavimentação da BR 153 – Transbrasiliana informou, no último sábado (20) que as atividades de topografia foram concluídas integralmente no trecho entre Passo Fundo e Erechim.

O estudo realiza a descrição das superfícies, formas, coberturas vegetais e elevações, representada em mapas. Na prática, a planta topográfica oferece informações sobre o relevo, curvas de nível, perfil longitudinal, seções transversais, elementos existentes no local, metragem, cálculos de área entre outros apontamentos importantes que integram o documento que é vital para subsidiar o licenciamento e registros junto a órgãos públicos.

Para o prefeito de Ipiranga do Sul, Mário Luiz Ceron, que integra a Comissão Pró-BR 153, cada etapa vencida deve ser comemorada. “Foi um trabalho intenso que exigiu persistência de toda equipe formada por pessoas que acreditam no desenvolvimento desta região. Cada dia estamos mais próximos de vermos esta obra sendo entregue aos gaúchos”, disse o prefeito, um dos idealistas do projeto.

A empresa informou ainda que nas próximas semanas seguem as atividades de coleta das amostras de solo para análise no laboratório que foi instalado em Ipiranga do Sul.

BR-153

Conhecida como Transbrasiliana, a BR-153, que tem extensão total de 4.355 quilômetros, é a principal ligação entre os estados brasileiros, a quarta maior rodovia do Brasil, que liga a cidade de Aceguá ao Sul, divisa com o Uruguai, ao município de Marabá, no Pará.

A BR-153 é considerada atualmente como uma das principais rodovias de integração nacional do Brasil. Algumas capitais brasileiras, assim como Goiânia, Brasília e Palmas, a utilizam como o principal corredor de escoamento. É também muito utilizada para acender a regiões turísticas, tais como a estância de Caldas Novas/Rio Quente – GO, o rio Araguaia e a Chapada dos Veadeiros, além de outras capitais do país, como Belém, Macapá (via balsa), São Luís, Teresina e São Paulo.

Fonte: Grupo Sideral