Nos momentos finais do 2º feirão do emprego, a reportagem da Rádio Cultura e Jornal boa Vista esteve no local com a intensão de identificar qual é a avaliação que os envolvidos fazem do evento.
O estande do Instituto Federal teve bastante movimento e procura por informações referente ao processo seletivo que encontra-se com as inscrições abertas até segunda-feira, 24.
No estande ao lado, o Senac teve procura de poucos jovens e estes vinham somente acompanhados pelos pais. O que surpreendeu foi a procura pelos cursos oferecidos por pessoas acima dos 40 anos de idade. “Estas pessoas demonstraram um maior interesse e já chegavam aqui sabendo qual curso iriam fazer, tinham um maior entendimento da necessidade de qualificação.” Relatou a atendente, concluindo com outro fato interessante: “Recebemos aqui também uma venezuelana que já reside em Erechim há algum tempo. Ela possui boa escolaridade e muito conhecimento da área em que atua. Veio até aqui em busca de melhorar a sua comunicação, através de um curso de dicção e oratória!”
Outro local que teve bastante procura foi o estande onde estava montado o Censo 2022. Após a flexibilização da lei, permitindo que pessoas que exercem outras atividades pudessem se cadastrar, vai facilitar o preenchimento do efetivo necessário para o andamento da coleta dos dados. Os administradores creem que com os cadastros preenchidos durante o evento, será possível completar o efetivo.
As empresas em geral, tiveram desempenho bastante variado. Algumas que precisavam preencher vagas específicas ou em menor quantidade, já não estavam mais presentes no local. Além destas, outras também relataram ter obtido maior sucesso na busca de colaboradores, pois estavam presentes com uma estrutura completa de RH e contavam com a presença de seus diretores. Nestes casos, a contratação do candidato aprovado já era efetivada no momento.
Outras empresas, porém, participaram apenas com um integrante, visando somente o preenchimento de cadastro para futuros testes ou entrevistas, o que de certa forma frustrou os candidatos e não há uma garantia que a contratação seja efetivada.
“Em torno de 800 pessoas passaram pelo feirão. 150 contratações foram efetivadas ontem mesmo. Também foi realizado a pré inscrição de 50 pessoas para os cursos de qualificação. Muito bom o Feedback das empresas quanto ao carro de som anunciando o feirão, pois tivemos pessoas de outros municípios buscando emprego.” Relatou o secretário do desenvolvimento econômico Emerson Shelski.