Uma noite marcada por emoção e cultura: o Centro Cultural 25 de Julho foi palco, na terça-feira (28/05), do concerto de lançamento do livro “A História de Erechim contada através da música”. A obra é de autoria do musicólogo e escritor Gleison Juliano Wojciekowski e é resultado de anos de pesquisas sobre o assunto. Em mais de 300 páginas, o livro resgata uma parte da história que até então não se tinha registros, como as escolas, os clubes, bares e teatros onde os músicos se apresentaram ao longo da trajetória da cidade referência do Alto Uruguai gaúcho. Como o próprio nome já indica, “a obra é um olhar sobre Erechim através da música”, resume o autor.
E para o lançamento, nada mais adequado do que um concerto. Tanto na plateia, com centenas de espectadores; quanto no palco, com dezenas de músicos, a noite foi permeada por emoção, com homenagens e um espetáculo que agradou a todos os gostos. Entre as atrações, grandes nomes da música tradicionalista, como os irmãos Gildinho e Chiquito; Banda Passarela, Musical Ipanema; Banda de Música de Erechim; Jack Jones, a banda; Teacher Douglas e Banda; que se apresentaram conjuntamente com a Orquestra Belas Artes; Orquestra de Câmara do Alto Uruguai; Orquestra Sinfônica Getuliense; e com os coros do Sesc, Belas Artes e La Montanara, e o grupo do Gillé.
O Concerto teve entrada gratuita e contou com acessibilidade física e de conteúdo. Com o esgotamento dos ingressos para quem quisesse acompanhar presencialmente, também foi realizada transmissão ao vivo pelas redes sociais. Além disso, em solidariedade ao atual momento que o Rio Grande do Sul vivencia, o evento contou com ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis para posterior distribuição às famílias que foram atingidas pelas enchentes.
Além do espetáculo, a noite ainda foi marcada pela entrega do livro aos presentes no Concerto, bem como sessão de autógrafos com Gleison Juliano Wojciekowski. Autor de diversas obras ligadas à música e entusiasta dessa arte, ele espera que com o livro seja possível não apenas preservar a história da música produzida em Erechim, mas, também divulgá-la. A obra conta com dois volumes sendo o livro com textos e fotos; e um apêndice com partituras e composições de autores erechinenses, sendo muitas das décadas de 1920 e 1930, além de outras tantas que há muito tempo não são tocadas.
A obra foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com o patrocínio das empresas Cercena, Ke Soja e Tudo Rural. A realização é do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.
Por Assessoria de Comunicação