O colégio Agrícola Estadual Emilio Grando, em Erechim, realizou o Dia da Mulher do Colégio Agrícola em homenagem às alunas, professoras e funcionárias, nesta quinta-feira (07/03), com música, palestra, sorteio de brindes e lanche de confraternização. Elas foram recepcionadas pela vice-diretora, Caroline Muntini, pela coordenadora Regina Capelett e pela orientadora Elisangela Maria Varotto. Elas destacaram a importância da educação, da valorização da mulher e do autocuidado para o crescimento e a conquista de cada vez mais espaço na sociedade.
A atividade iniciou com entrega de bombons e a apresentação da professora da Escola de Belas Artes de Erechim, Liliane Tramontine. A Emater/RS-Ascar ministrou palestra sobre Mulheres no Campo – Uma História de conquistas, Desafios e Perspectivas. As extensionistas rurais sociais Renata Bombana e Josiane Roman, ambas do Escritório Municipal de Erechim, apresentaram uma contextualização do trabalho de décadas da Instituição voltado às mulheres rurais, com ações e políticas públicas direcionadas a este público.
A evolução, desde a década de 1960, com início das organizações de mulheres, ações voltadas à produção, armazenagem e consumo adequados de alimentos, melhoria da infraestrutura da casa, permeando conquistas, evolução, visibilidade, incentivo às mulheres a serem empreendedoras, protagonismo, ações voltadas ao combate à violência contra mulher, assim como o trabalho focado no acesso às políticas públicas de apoio à produção e comercialização, direitos sociais para as mulheres quilombolas, pescadoras, indígenas, assentadas da reforma agrária, agricultoras e pecuaristas familiares e fortalecimento do processo de organização.
Renata e Josiane também fizeram um relato de suas experiências de vida como mulheres e extensionistas. A estagiária da Emater/RS-Ascar Daiane Cervinski aproveitou a oportunidade para divulgar e convidar as estudantes a participarem do curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a
Juventude Rural oferecido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A capacitação é ministrada no Centro de Treinamento de Agricultores (Cetre), localizado junto ao Colégio Agrícola.
As representantes da direção da escola agradeceram à Emater/RS-Ascar e as extensionistas. A atividade encerrou com lanche de confraternização.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Erechim