A região do Alto Uruguai armazena mais de 1,1 milhão de sacas de grãos em 531 unidades construídas nas propriedades. O produtor que armazena grãos na propriedade rural e os que pretendem adotar o sistema buscam por diversas vantagens, que podem ser obtidas com a construção de unidades armazenadoras. Neste sentido, A Emater/RS-Ascar está capacitando mais um grupo de produtores que participa do curso de Secagem e Armazenagem de Grãos, que acontece nesta terça e quarta-feira (30 e 31/07), no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre).
O gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Erechim, Laerth Suszek, deu as boas-vindas aos participantes e falou do apoio do Escritório Regional. A coordenadora do Cetre, Rosaine Baldissera, repassou algumas orientações sobre a infraestrutura do local.
Nestes dois dias, são repassadas orientações sobre temas que envolvem o grão, o ar e suas propriedades, manejo integrado de insetos e roedores, armazenagem do grão, aeração, fungos e micotoxinas, comercialização, entre outros assuntos. O conteúdo teórico e prático está sendo repassado pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar Carlos Angonese, Murilo Marcon e Antonio Pandolfo. No curso, também estão sendo capacitados os extensionistas Osmar Vitali e Gilmar Boeira.
Por assessoria de comunicação