A Emater/RS-Ascar recebeu, na tarde desta segunda-feira (11/12), o Troféu Folha Verde na categoria Agricultura Familiar. A solenidade foi realizada no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre, e agraciou vencedores em 15 categorias. O Prêmio Folha Verde é concedido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, por meio da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, para pessoas, instituições e empresas que trabalham para garantir o crescimento do setor agropecuário e o desenvolvimento da economia gaúcha.
A Instituição foi representada na solenidade pela presidente Mara Helena Saalfeld, que ressaltou o trabalho desenvolvido pelos extensionistas rurais junto às famílias assistidas. “Hoje sou eu quem recebe esse troféu, mas ele é de todos os extensionistas que atuam na Emater, a quem expresso profunda gratidão pelo trabalho que fazem. Um trabalho que é realizado a cada dia, em cada canto do Rio Grande do Sul onde estamos presentes”.
Saalfeld também agradeceu aos agricultores familiares, quilombolas, pecuaristas familiares, indígenas e pescadores artesanais assistidos pela Emater/RS-Ascar e que confiam no trabalho dos extensionistas rurais. “Esse prêmio também é dedicado a todas as famílias de agricultores familiares que nos honram ao nos receber pela porta dos fundos das suas casas, onde nós somos considerados das famílias. Esse prêmio é a celebração do compromisso que temos, de ser uma Instituição de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social”, frisou.
O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, deputado Luciano Silveira, destacou que “esse prêmio condecora quem faz a diferença no agro. É a agricultura que movimenta o País, que faz produzir e essa é uma singela homenagem para quem produz”, frisou, ao falar sobre os agraciados.
O Prêmio Folha Verde teve edições de 2004 e 2007, quando a premiação foi interrompida, sendo retomado em 2012. A Emater/RS-Ascar já foi agraciada em edições anteriores com o Prêmio Folha Verde nas categorias Destaque Setor Público Agropecuário (2003), Agricultura Ecológica (2007), Mídia Agrícola – Programa de TV Rio Grande Rural (2015), Público Agropecuário (2016), Mídia Agrícola – Programas de Rádio e TV Rio Grande Rural (2018), Setor Agrícola e Mídia Agrícola – Programas de Rádio (2019).
Por Assessoria de Comunicação