Emater/RS-Ascar celebra 70 anos de atuação no Dia Mundial de Saúde

Na próxima segunda-feira (7) celebra-se o Dia Mundial da Saúde, que marca o aniversário de 77 anos da Organização Mundial da Saúde (OMS), criada em 1948. Já a Emater/RS-Ascar comemora sete décadas de extensionismo rural no Estado, desenvolvendo inclusive ações de atenção à saúde, com foco na prevenção de enfermidades junto ao público assessorado.

Nessas ações educativas são abordadas desde as temáticas do autocuidado, prevenção, questão de zoonoses, controle de vetores, e a saúde do trabalhador nas diversas formas de produção no meio rural, até a questão da ergonomia, no momento de ordenhar as vacas, visando evitar problemas posturais e de coluna.

A Emater/RS-Ascar desenvolve ainda um trabalho conjunto com os conselhos de saúde, fazendo busca ativa e mobilizando o público para participar desses espaços de discussão. “No passado, antes da criação das Equipes de Saúde da Família, através do Sistema Único de Saúde (SUS), os extensionistas da Emater/RS-Ascar faziam esse trabalho junto à população, chegando até a participar de campanhas de vacinação, inclusive aplicando as vacinas”, recorda Leila Ghizzoni, extensionista rural social da Emater/RS-Ascar.

Nas décadas de 1960 e 1970 também a coleta de materiais para exames laboratoriais, como sangue, faziam parte do dia a dia dos extensionistas da Emater/RS-Ascar, conforme relato da extensionista rural social aposentada Glotilde Bao (Neca), que atuou no Escritório Regional de Santa Rosa, entre outros. “A gente levava uma enfermeira junto e ela coletava o sangue das pessoas e o meu trabalho era fazer chegar o material ao posto de saúde mais próximo até o meio-dia, quando as estufas eram liberadas para a centrifugação do plasma”, relembra ela.

A extensionista rural social, Doriana Miotto, de Passo Fundo, lembra que eram utilizados materiais informativos no trabalho de campo, que traziam informação sobre organização da casa, de melhoria dos arredores, ajardinamento, construção de um sistema sanitário, instalação de privadas, organização de caixa de primeiros socorros e até como utilizar os filtros de barro para filtragem da água para consumo humano.

A cada ano a OMS se concentra em uma preocupação específica de saúde pública. Este ano será marcado pelo lançamento de uma campanha global de conscientização focada na saúde materna e neonatal. Sob o tema “Inícios Saudáveis, Futuros Esperançosos”, a campanha visa mobilizar governos e organizações de saúde para intensificar os esforços no combate às mortes maternas e neonatais evitáveis, promovendo a saúde e o bem-estar das mulheres e bebês a longo prazo.

 

Texto e imagem: Emater/RS-Ascar