Recepcionado pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e pela secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, na casa do governo gaúcho no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, visitou a Expointer nesta segunda-feira (6/9).
“Um evento deste porte só está sendo realizado porque avançamos na vacinação. Atingimos ontem a marca de 200 milhões de brasileiros vacinados. Por isso, consequentemente, seguindo todos os protocolos sanitários, estamos podendo desfrutar da Expointer, que sempre foi um ponto de encontro da cultura gaúcha e daquilo que o RS produz”, disse o vice-presidente Mourão.
Conhecida como a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, a 44ª Expointer começou no sábado (4/9), respeitando todos os protocolos sanitários definidos para que o evento volte a receber o público, de forma limitada. Em 2020, a feira foi realizada pela primeira exclusivamente em formato virtual, mas Mourão também visitou o parque em um dos nove dias da feira.
“Estar aqui vendo a grandeza do evento, a qualidade dos animais expostos, o trabalho diuturno realizado por mulheres e homens que estão campo afora do nosso Rio Grande, a gente só tem que encher o nosso peito de orgulho”, acrescentou o vice-presidente.
Ainda durante esta segunda (6), Mourão acompanhou a premiação a produtores de gado, cavalos e ovinos de raça, visitou o pavilhão de bovinos e participou de almoço na Casa da Febrac (Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça).
“A Expointer é um momento em que nós gaúchos demonstramos a nossa vocação para o resto do país e para o mundo. No ano passado, por causa da pandemia, não conseguimos realizá-la de modo presencial, mas neste ano, num esforço do governo e das entidades copromotoras, estamos realizando a 44ª Expointer. Isso significa, para nós, uma retomada, um recomeço e, mais ainda, um exemplo de evento com rigorosos protocolos sanitários”, afirmou o vice-governador Ranolfo, que representou o governador Eduardo Leite, que está em viagem.
Os portões estarão abertos diariamente, das 8h às 19h30, até o dia 12 de setembro, para receber até 15 mil visitantes ao dia. Todas as atividades funcionam até as 23h. Os ingressos são vendidos no site oficial da Expointer antecipadamente, mediante o preenchimento de formulário elaborado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
O público pode conferir os pavilhões dos animais de argola que, neste ano, chegam a 2.825, de 89 raças diferentes, além de julgamentos, leilões, feira da agricultura familiar, exposição de máquinas agrícolas, artesanato e shows musicais transmitidos ao vivo pela internet, entre outros. Ao todo, a feira contará com 546 expositores entre empreendimentos da agricultura familiar, comércio, empresas de máquinas agrícolas e de serviços.
Entre as autoridades que confirmaram presença, estão a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que participará da abertura oficial, às 10h do dia 10, quando ocorre o desfile dos campeões.
Todas as pessoas serão obrigadas a usar máscara e passarão por uma triagem na entrada do parque, com medição de temperatura. Não será obrigatório estar vacinado contra a Covid-19 para participar do evento.