A Coordenação dos Conselhos Municipais de Educação da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e o Conselho Municipal de Educação (CME), com apoio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na tarde desta quarta-feira (24), um encontro de formação, na URI Erechim.
Na abertura das atividades, estiveram presentes o vice-prefeito Flávio Tirello, o secretário de Educação de Erechim, Fabrício Brustolin, a vereadora Sandra Picolli, a vice-presidente do CME, Denise Sponchiado, além de representantes da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (UNCME-RS), o coordenador Estadual, Charles Henrique Rosa dos Santos; a 1ª vice-coordenadora, Adriana Maria Cassol e a diretora de Articulação, Márcia Lando Borges, que é a atual coordenadora dos Conselhos Municipais da AMAU e presidente do CME de Erechim.
Importância da formação
A coordenadora dos Conselhos Municipais de Educação da AMAU e diretora de Articulação da UNCME-RS, Márcia Lando Borges, falou que a regional teve uma conquista ao ser convidada para fazer parte da diretoria da UNCME-RS. “Estamos trazendo um tema muito importante, que nos deixa preocupados. É um debate que precisa ter envolvimento de todos segmentos, pois ninguém faz nada sozinho. Juntos seguimos na luta pela educação de qualidade”, disse.
O vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, lembrou o papel fundamental dos Conselhos Municipais, principalmente recebendo demandas, fiscalização e mobilizando diferentes frentes. “Quero agradecer o envolvimento de todos vocês. O investimento e o desenvolvimento da Educação para nossas crianças é estar olhando o nosso futuro”, destacou.
Educação Integral em Tempo Integral
O coordenador Estadual da UNCME-RS, Charles Henrique Rosa dos Santos, abordou em sua palestra, o tema: Educação Integral em Tempo Integral. Inicialmente, ele falou sobre a função dos Conselhos Municipais de Educação. “Vocês têm uma importante tarefa na implementação dessa política pública, através da Portaria 14.640 do Ministério da Educação, que foi solicitado que os conselhos fizessem uma avaliação da Política Nacional de Educação Integral, em Tempo Integral. Então, nós da UNCME-RS estamos trazendo os aspectos principais em que o Conselho Municipal de Educação precisa dialogar com a Secretaria Municipal de Educação pra fazer a avaliação”, comentou. Ele também compartilhou os desafios do tema.
Também compartilharam suas experiências com a Educação Integral, a EMF Cristo Rei de Erechim e a EMEI Arco-Íris de Jacutinga.
Por assessoria de comunicação