Educação Inclusiva em Foco: Professores participam de atividade formativa sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Na última sexta-feira (15), a Secretaria Municipal de Educação de Erechim, por meio da Coordenadora da Educação Inclusiva, das professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e das professoras de Apoio ao Processo Ensino-Aprendizagem, participaram de uma Atividade Formativa sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O evento foi promovido pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Erechim, como parte do Projeto de Extensão “Estratégias Inclusivas na Comunidade Erechinense”, que tem como objetivo fortalecer práticas pedagógicas inclusivas e aprofundar o entendimento sobre as necessidades específicas dos estudantes com TEA.

A professora do AEE Elisandra Marcon Sbardelotto, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paiol Grande, ressaltou: “Na nossa escola, acreditamos na inclusão. Adaptamos metodologias, flexibilizamos atividades e organizamos o ambiente de forma que todos os estudantes possam aprender e participar. Cada ajuste é pensado para que ninguém fique de fora, e para que cada criança seja respeitada em sua singularidade.”

Para a vice-diretora e professora de Apoio ao Processo Ensino-Aprendizagem, Mariane Barbosa da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Clara, o verdadeiro sentido de incluir acontece diariamente: “Aprendemos todos os dias com as crianças. O olhar puro e verdadeiro delas nos mostra que a inclusão vai além das práticas pedagógicas: é convivência, amizade e respeito. É acolher o outro como ele é, sem julgamentos, com amor e simplicidade.”

De acordo com a coordenadora da Educação Inclusiva do município, Andreia Paula Ceron, a iniciativa reafirma o compromisso conjunto entre as Instituições de Ensino e os profissionais da área, com foco na valorização da diversidade e na construção de práticas pedagógicas que favoreçam a inclusão escolar e social. “Em nossas escolas se desenvolve um trabalho pautado no acreditar na inclusão, conduzido com respeito, intencionalidade, amor e acolhimento. Professores, equipes pedagógicas, auxiliares, famílias e toda a comunidade escolar se dedicam diariamente a adaptar metodologias, a criar oportunidades de aprendizagem significativas e a garantir que cada estudante se sinta pertencente e valorizado, tornando a inclusão uma prática viva e transformadora.”

O encontro também representa um fortalecimento da parceria entre o IFRS e o Sistema Municipal de Ensino de Erechim, consolidando o engajamento coletivo em prol de uma educação cada vez mais equitativa, humana e transformadora.

Por Comunicação PME

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