Mesmo em período de pandemia, provocada pelo coronavírus, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Estudos Olímpicos (GEPEF/EO) do Curso de Educação Física da URI Erechim, continua realizando atividades, mesmo à distância, com as integrantes do projeto Universidade sem Limites.
As ações estão sendo desenvolvidas pela Bolsista de Extensão, Larissa Tressi, e pelo Bolsista de Iniciação Científica, Rodrigo Krempaski Ribeiro, pensando na importância das participantes do Projeto permanecerem fisicamente ativas.
A preocupação da equipe do GEPEF/EO é minimizar as perdas funcionais que a inatividade física podem causar aos idosos, tanto do ponto de vista físico quanto cognitivo. Assim, estão acontecendo conversas e sendo encaminhados vídeos semanais (por meio do aplicativo WhatsApp) com sugestões de atividades cognitivas e explicações demonstrativas sobre a atividade física proposta. A adesão foi imediata, a interação foi grande e o ânimo aumentou para todos nesse tempo de incertezas. Relatos bem humorados e de agradecimentos também surgiram dos familiares dos idosos. Ana Karpinski, filha de Ielda (87 anos) e Domingos Karpinski (90 anos) colabora com o desenvolvimento das atividades junto aos seus pais. Beatriz Scussel Zanatta, revelou: “Estou achando ótimo. Fazer uma atividade física faz toda uma diferença em minha vida. Arrumei um espaço para fazer as atividades físicas, para a qual recebemos áudios e vídeos”, compartilha.
Para o professor Nino, que coordena o Grupo de Estudos Olímpicos da URI Erechim, “o Grupo segue comprometido com seu compromisso social, inovando, estimulando e contribuindo para a saúde e a qualidade de vida das participantes da Universidade Sem Limites e, também colaborando com o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal de acadêmicos que desejam assumir um papel de protagonistas em nossa Universidade e na nossa sociedade”.