Educação Física da URI participa de Simpósio Internacional 

O Curso de Educação Física da URI esteve representado no 47º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte (CELAFISC), realizado nos dias 10, 11 e 12 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São José dos Campos, São Paulo.

A professora Alessandra Dalla Rosa da Veiga e a acadêmica bolsista de Iniciação Científica, Ionara Mattia, apresentaram o trabalho ” Análise de algumas capacidades físicas de praticantes de basquete em cadeira de rodas”, de autoria de Ionara Paola Mattia, Bruno Faleiro e Alessandra Dalla Rosa da Veiga.

Há 47 anos o CELAFISCS realiza o Simpósio Internacional (SICE) com objetivo de impactar a sociedade e o mundo, possibilitando a troca de ideias, conhecimentos, pesquisas e a interação com os melhores profissionais da Educação Científica, além da promoção da pesquisa como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O evento contou com palestras, debates, conversatórios, simpósio satélite, apresentação de trabalhos, cursos de imersão e palavra com especialistas sobre as mais diversas áreas relacionadas à atividade física, nutrição, esporte, saúde mental, detecção de talentos, preparação esportiva, treinamento, atividade física e SUS, envelhecimento, obesidade, entre tantos outros.

Outro ponto a ser destacado foi a qualidade dos palestrantes, professores renomados na área da pesquisa e produção de conhecimento na área da Educação Física.

Para a acadêmica Ionara, “essa experiência foi uma excelente oportunidade para discutir temas relevantes da área, trocar experiências e conhecer professores renomados. Percebi que todos compartilhamos um objetivo principal: promover a saúde e o bem-estar das pessoas. Além disso, tive a oportunidade de apresentar uma parte do nosso projeto de pesquisa, que vem sendo desenvolvido há alguns anos pelo curso de Educação Física da URI. O basquete em cadeira de rodas trouxe para mim um novo olhar sobre a Educação Física, confirmando a cada dia que estou no caminho certo. Agradeço pelo apoio de todos que contribuíram para essa realização”.

Segundo a professora Alessandra, “esse simpósio possibilitou a troca de conhecimentos e atualização sobre e instrumentos de pesquisa e o que está sendo pesquisado, com professores internacionais de referência, além de podermos apresentar nosso trabalho/pesquisa”.

Por Ascom