Economia de Erechim inicia janeiro com saldo positivo de 166 novas vagas; estrangeiros contribuem significativamente

Apesar de janeiro ser um mês marcado por férias coletivas em muitas empresas de Erechim, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que o ano começou com um saldo positivo de 166 novas contratações. O Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Erechim registrou, no mesmo período, a oferta de aproximadamente 1.600 vagas. Considerando o cenário típico de recesso no primeiro mês do ano, o número de contratações é considerado um indicador positivo para a economia local.

O setor industrial foi o que mais contribuiu para esse resultado, com 188 novas vagas. Em seguida, veio o setor de serviços, com 47 contratações, enquanto a construção civil registrou um saldo positivo de 5 vagas e a agricultura, de 2. Por outro lado, o comércio apresentou um saldo negativo, com 75 demissões a mais do que contratações.

Um dado que chama a atenção é a participação de estrangeiros no mercado de trabalho local: das 166 novas contratações, 48 foram de trabalhadores vindos de outros países. Esse fenômeno reflete a crescente integração de imigrantes na economia erechinense, contribuindo para o dinamismo do mercado de trabalho.

Por: Egídio Lazzarotto 

 

destaque