Éclesan Ana Palhão assume presidência do MDB Mulher em Erechim e reforça protagonismo feminino

Durante a sessão legislativa de terça-feira (29), a vereadora Éclesan Ana Palhão (MDB) usou a tribuna da Câmara para fazer agradecimentos especiais e destacar a importância da representatividade feminina na política. Em tom emocionado, iniciou sua fala saudando a força da mulher em todos os espaços que ocupa e celebrando a nova fase de sua trajetória como presidente do MDB Mulher de Erechim, cargo assumido no último sábado, 26 de abril.

“Meus cumprimentos especiais são para a força feminina dentro do MDB e a força da mulher em qualquer lugar e espaço em que estejamos”, afirmou a parlamentar, que fez história nas últimas eleições ao se tornar a mulher mais votada da história de Erechim.

Ao lado de outras seis mulheres, entre elas a ex-presidente Michele Onhate, que conduziu o MDB Mulher por dois mandatos consecutivos, Éclesan destacou o avanço da presença feminina nas estruturas partidárias. Para ela, é emocionante ver o fortalecimento da participação das mulheres na política ao longo dos anos. “Trabalho sério e serenidade nesse novo desafio é o que acredito que colocará mais mulheres a se interessarem pela política. Espero e estou preparada para contribuir com as pautas femininas, que são tão necessárias neste mundo que foi aculturado a ter nesses espaços somente homens”, declarou. Em sua fala, destacou ainda um desejo audacioso: “Sonho com metade da Câmara composta por mulheres no próximo pleito. E eu ajudarei nisso.”

A nova vice-presidente do MDB Mulher é Daniele Colla, profissional da saúde que foi braço direito na Secretaria Municipal da Saúde por quatro anos. Daniele elogiou a liderança de Éclesan, ressaltando sua competência, sensibilidade e firmeza ao lidar com questões humanas e complexas. “É um privilégio ajudar uma mulher cuja força de trabalho e humanidade eu conheço bem. Trabalhamos juntas por anos, e sei do compromisso dela com o cuidado e com a política feita com empatia e técnica”, afirmou.

Durante sua fala, Éclesan abordou temas sensíveis e relevantes à realidade das mulheres, como a maternidade, a violência de gênero, a sobrecarga da jornada tripla e os desafios enfrentados por mães solo e mães de filhos com deficiência. “Assumir a presidência do MDB Mulher é uma imensa honra, mas também uma grande responsabilidade, pois há, sim, ainda muitas barreiras – e só nós mulheres sabemos disso.”

Ela reforçou que essa nova etapa será um momento de aprendizado pessoal, mas também uma conquista coletiva de todas as mulheres que lutam por espaços de representatividade. “Estar cercada de mulheres sensíveis, comprometidas e engajadas fará com que nossa caminhada seja leve, transformadora e, certamente, barulhenta”, disse, com bom humor.

Éclesan também chamou atenção para os desafios sociais ainda enfrentados pelas mulheres, como os altos índices de feminicídio e outras formas de violência. “Acredito que assumir 50% dos espaços não é apenas um objetivo social; é uma questão de justiça e progresso. É hora de ocuparmos os lugares que nos pertencem e liderarmos com coragem, visão e empatia.”

Ao encerrar sua fala, reafirmou o compromisso de atuar para ampliar a participação feminina na política, apoiar o desenvolvimento de novas lideranças e promover o respeito à diversidade. “A luta pela igualdade não é fácil, mas com união e determinação podemos moldar um futuro melhor para todas nós. Juntas, podemos melhorar nossa cidade, nossa bela e acolhedora Erechim.”

A nova presidente finalizou agradecendo pela confiança e reiterando: “Contem comigo. E eu também precisarei muito de vocês.”

Por: Ascom Câmara de Vereadores 

destaque