Em participação na programação da Rádio Cultura, durante a Frinape, o diretor acadêmico da URI – Campus Erechim, Adilson Stankiewicz, trouxe uma ótima notícia aos ouvintes e toda a comunidade acadêmica. O sistema EAD (Ensino a Distância) da URI recebe nota máxima no recredenciamento realizado pelo Ministério da Educação. A comissão responsável pelo recredenciamento foi formada pelos professores Clovis Gomes de Carvalho Filho, Adriano Lopes de Lima e Mario Fernando Valeriano Soares, que foram designados para a realização da avaliação que ocorreu entre segunda-feira, 7, e quarta-feira, 9.
Adilson destacou ainda: “a URI Alto Uruguai e das Missões é, desde 2013, credenciada pelo MEC em sua modalidade de Ensino a Distância (EAD) e, em 2019, iniciou as ofertas de cursos. Atualmente, o sistema oferece 18 alternativas nessa modalidade, entre graduações e cursos na área tecnológica. Dois deles, Biomedicina e Estética e Cosmética, são ofertados na forma semipresenciais. Os cursos EAD são ofertados, hoje, nos Câmpus de Erechim, Frederico Westphalen, Santiago, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo”.
Vários cursos da modalidade EAD, oferecidos pela URI, inclusives as engenharias, possuem aula presencial uma vez por semana, o que torna-se um diferencial imenso para o aprendizado dos acadêmicos.
Atualmente a URI possui mais de 6 mil estudantes, sendo 900 deles na modalidade EAD. A maior procura é pelo curso de ciências da computação, onde no último vestibular realizado, foram 14 inscritos por vaga.