Após três anos de complexos processos burocráticos, Erechim e região se aproximam de um momento histórico com a primeira concessão pública-privada de um presídio no Estado do Rio Grande do Sul (RS). Nesta sexta-feira (4), o governador do Estado, Eduardo Leite, estará em Erechim para a assinatura oficial do termo de construção.
Em uma entrevista exclusiva à Rádio Cultura e Jornal Boa Vista, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, afirmou que “a partir do contrato, a empresa pode dar início à construção. Lembrando que é um presídio para 1.200 vagas, e que a segurança seguirá sob responsabilidade da SUSEP e das polícias penais. O recurso investido pela empresa privada na concessão da base de hospedagem, ou seja, da hotelaria dos apenados, é para 30 anos”.
Um projeto semelhante já está em vigor em Minas Gerais e no Paraná. “Neste momento, teremos duas obras estratégicas: a entrega da sede do Comando Regional do Policiamento Ostensivo da Brigada Militar (CRPO Norte) e o presídio. São iniciativas que envolveram muitas mãos, incluindo a prefeitura de Erechim, prefeitos da região, a Câmara de Vereadores e empresas locais. Amanhã será um dia muito importante para o município. E, mais uma vez, o governador Eduardo Leite, juntamente com o vice-governador Gabriel, estão olhando para o Alto Uruguai de uma forma diferente. Este é um momento muito importante”, concluiu Polis.