O ano de 2018 terminou com três vitórias em cinco etapas, fator que se transforma em motivação para a dupla gaúcha Evandro Carbonera e Juliano Gracioli, da equipe Nova Itália RS Rally, do Automóvel Clube de Severiano de Almeida. E o início da caminhada em 2019 se dará no próximo final de semana, na cidade de Estação, norte do RS.
Lá eles disputam a primeira rodada dupla entre os dias 12 e 13, com corrida no sábado e domingo.
“Acredito que vamos começar a disputa do Brasileiro deste ano em uma das provas mais técnicas do campeonato. Há pontos de muita velocidade, especiais em que qualquer erro pode determinar o resultado da corrida. Todo o cuidado é importante. Precisamos ter um cuidado especial no reconhecimento dos trechos. Em 2018 vencemos um dos dias desta corrida e esperamos trabalhar para novamente obter um bom desempenho e começar o ano com pé direito”, enfatiza Evandro Carbonera.
“É sempre muito prazeroso de se fazer este rali em Estação, visto as excelentes especiais, ótima organização e um público apaixonado que todos os anos acompanha, assistindo em todas as especiais. É sempre importante começar bem a temporada, então vamos procurar impor um ritmo forte já na primeira prova do ano, para depois manter durante todo o campeonato. O rali em Estação, com suas especiais sempre muito rápidas, proporcionam uma adrenalina a mais durante a corrida, com velocidades que em alguns trechos chega a assustar”, amplia o navegador Juliano Gracioli.
A equipe Nova Itália RS Rally mantém o patrocínio da Cavaletti Cadeiras Profissionais e Cassul Distribuidora, com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, por meio do Pró-Esporte RS – Lei de Incentivo ao Esporte.
Ações sociais
O projeto Nova Itália RS Rally vai além das pistas. A meta é vencer também fora delas. Por isso, o time manterá as ações sociais em 2019.
E a região de Estação já receberá três delas. Em Ipiranga do Sul, uma das cidades que integra o evento de Estação, a dupla desenvolverá o projeto “Sonhar, o Primeiro Passo”, uma palestra que aborda aspectos motivacionais e de empreendedorismo com estudantes de escolas públicas.
Na Secretaria de Assistência Social de Erebango, outra cidade que integrará o evento do próximo final de semana, os agentes públicos receberá a cartilha “Rally Experts”, uma iniciativa que orienta a realização de exercícios físicos na terceira idade.
Já em Estação será desenvolvido o programa “Meu Primeiro Carro”, um mini-curso de mecânica básica para jovens estudantes de escolas públicas do município e que são assistidos pelos programas da Secretaria de Assistência Social do município.
Em 2018, mais de 1.000 pessoas foram impactadas pelas ações sociais da equipe.
Programa do Rally
Estação terá sua 19ª edição este ano. É conhecida por trechos de alta velocidade, mesclando com outros mais técnicos e travados. A prova é toda em estrada de terra e terá 13 especiais entre o sábado e domingo, dias 13 e 14. A programação, no entanto, começa ainda na sexta-feira, dia 12, com o reconhecimento das especiais, pelos competidores, além do treino de ajuste final e a largada promocional, à noite, no centro da cidade.
O acesso ao Parque de Apoio (que ficará junto a estação férrea da cidade), como também nas especiais, é gratuito.
Campeonato
O Campeonato Brasileiro será composto de cinco etapas este ano, todas com rodada dupla. Depois de Estação, a competição seguirá no RS com a prova de Erechim, em maio, vai para Lençóis Paulista, SP, em julho, segue à Rio Negrinho, SC, em setembro e termina no Paraná, com o tradicional Rally da Graciosa, em outubro.
SERVIÇO DO RALLY DE ESTAÇÃO
O que: Rally de Estação 2019
Onde: Estação, RS
Quando: dias 12, 13 e 14 de abril de 2019
Em disputa: primeira etapa dos campeonatos Brasileiro e Gaúcho de Rali de Velocidade
► Para o público
Mapa e Guia de segurança: https://goo.gl/6pqedS
Lista de inscritos: https://goo.gl/Wj7ZC4
► Programação
Sexta-feira, dia 12
8h – início dos reconhecimento das especiais pelos competidores
16h – Largada do Shakedown Edu Paula
20h – Largada Promocional (apresentação dos competidores). Local: centro da cidade
Sábado, dia 13
8h34 – Largada da PE Sicredi Estação 1 – 13,78km
9h21 – Largada da PE Ipiranga do Sul CDR 1 – 12,30km
9h49 – Largada da PE Sicredi Sul Minas 1 – 13,93km
11h27 – Largada da PE Sicredi Estação 2 – 13,78km
12h05 – Largada da PE Ipiranga do Sul CDR 2 – 12,30km
12h33 – Largada da PE Sicredi Sul Minas 2 – 13,93km
14h31 – Largada da PE Ipiranga do Sul CDR 3 – 12,30km
15h09 – Largada da PE Sicredi Sul Minas 3 – 13,93km
Domingo, dia 14
8h08 – Largada da PE Sicredi Erebango 1 – 11,28km
8h46 – Largada da PE Rodoil Posto Bortolini 1 – 11,89km
10h14 – Largada da PE Sicredi Erebango 2 – 11,28km
10h52 – Largada da PE Rodoil Posto Bortolini 2 – 11,89km
11h40 – Largada da PE Sicredi Erebango 3 – 11,28km