Domingo será decisivo para os competidores do ENART 2024

Mais de 4.500 competidores de 30 Regiões Tradicionalistas disputam as finais das 25 modalidades.

O domingo (17/11) marca o encerramento do ENART 2024, com a definição dos grandes campeões das 25 modalidades artísticas e culturais. Entre as atrações mais aguardadas estão as finais das Danças Tradicionais nas Forças A e B, Chula e Dança Gaúcha de Salão, entre outras. Com mais de 4.500 participantes de todas as regiões do estado, o evento celebra a essência do tradicionalismo gaúcho em um dia repleto de talento, emoção e competição de alto nível. Até o fim do dia, serão conhecidos os destaques que representarão com orgulho a tradição rio-grandense.

Força A

A finalíssima da Força A, categoria mais aguardada das Danças Tradicionais no ENART, reúne as melhores entidades tradicionalistas do Rio Grande do Sul, representando diversas Regiões Tradicionalistas (RTs). Na madrugada deste domingo (17/11) foram conhecidos os finalistas que já estão se apresentando. Os concorrentes são o CTG Lalau Miranda, de Passo Fundo (7ª RT); o CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha (1ª RT); e o CTG Sentinelas do Pago, de Marau (7ª RT). Também disputam o título o CTG Carreteiros do Sul, de Pelotas (26ª RT); o Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas, de Alegrete (4ª RT); e o PTG Bocal de Prata, de Osório (23ª RT). Outras entidades de destaque incluem o CTG M’Bororé e o CTG Guapos do Itapuí, ambos de Campo Bom (30ª RT); o CTG Poncho Verde, de Panambi (9ª RT); e o GN Ibirapuitã, de Alegrete (4ª RT).

Força B

A finalíssima da Força B das Danças Tradicionais no ENART 2024 promete uma competição acirrada entre entidades tradicionalistas de diversas regiões do Rio Grande do Sul. Representando a 19ª Região Tradicionalista (RT), o CTG Tropilha Crioula, de Getúlio Vargas, e o CTG Rodeio da Querência, de Frederico Westphalen (28ª RT), são destaques da disputa. Também marcam presença o CTG Darci Fagundes, de Guaíba (1ª RT), o CTG Última Tropeada e o CTG Estirpe Gaúcha, ambos de Guaporé (11ª RT). Outros competidores incluem o DTG Piazito da Tradição, de Venâncio Aires (24ª RT), o GT Sepé Tiaraju, de São Leopoldo (12ª RT), e o CTG Ronda Crioula, de São Sepé (13ª RT). Completam a lista de finalistas o CTG Patrulha do Rio Grande, de Santo Antônio da Patrulha (23ª RT), o CTG Velha Carreta, de Santa Bárbara do Sul (9ª RT).

Chula

A modalidade Chula no ENART 2024 avança para as apresentações de domingo com competidores de alto nível representando diferentes regiões tradicionalistas do estado. Na ordem de apresentação, Jean Marques da Rocha, do CTG Gildo de Freitas (1ª RT), e Leonardo Moisés Silvano, do CTG Rancho da Saudade (1ª RT), são os primeiros a subir ao palco. Representando a 8ª Região Tradicionalista, Henrique Soares Zanin e Bruno Berthier Sander, ambos do GAN Lagoa Vermelha, seguem na disputa. Já pela 29ª RT, Vitor Hugo Benetti Alano, do CTG Doze Braças, leva a tradição adiante, enquanto Vitor Schimmelpfenig, do CTG Guapos do Itapuí (30ª RT), encerra a lista dos classificados.

Dança Gaúcha de Salão

A final da modalidade Dança Gaúcha de Salão Adulta do ENART 2024 reúne ao longo deste domingo 15 classificados em um espetáculo de graça e técnica no domingo. Todos se apresentaram no turno da manhã. A apresentação começ com Wilson Gustavo Castilhos de Oliveira e Ana Paula Ribas dos Reis, representando o CTG Vinte de Setembro (3ª RT), seguidos por Felipe Rafael Castro da Rosa e Maiara Letícia Ebert da Rosa, do CTG Erva Mate (24ª RT). A disputa contou ainda com Luís Fernando Bruxel e Monica Wermeier, do GAN Anita Garibaldi (24ª RT), e Nicolas Endrigo da Rosa Aquino e Isadora Catarina Moraes, do GF Essência da Tradição (24ª RT).

Também se apresentaram Felipe Caliari da Rosa e Thaíssa de Freitas Bomm, do CTG Raízes do Sul (24ª RT), e Edson Broslaren da Silva e Andreza Laubino de Souza, do CTG Tiarayu (1ª RT). Ainda, Matheus de Freitas Bomm e Marieli Luisa Zarth, novamente do CTG Raízes do Sul (24ª RT), além de Gustavo Gassen Kaufmann e Milena Golbeich Bona, do CTG Candeeiro da Amizade (5ª RT). A lista inclui ainda Luis Eduardo Alves da Silva e Tábata Andressa Finke, do CTG Tropilha Farrapa (24ª RT); Pedro Benincá Cendron e Vitória Benincá Cendron, do CTG Lalau Miranda (7ª RT); e Pedro Henrique Mota Souza e Rafaela Pivoto Silveira, do CPF Piá do Sul (13ª RT). Outros concorrentes são Vitor Menezes dos Santos e Manuela Rocha Porto, também do CTG Tiarayu (1ª RT), seguidos por Luis Felipe Pereira Arruda e Jéssica Maria Bresolin, do CTG Lalau Miranda (7ª RT); Jose Carlos Jandrey dos Santos e Pietra Giovanna Franco, do CTG Rincão da Alegria (5ª RT); e João Gabriel Portela Ramos e Eduarda Chimento, do CTG Sentinelas do Pago (7ª RT).

Ao longo do dia também acontecem provas nas modalidades de Declamação Masculina e Feminina, Intérprete Solista Vocal Masculino e Feminino, Gaita de Botão até 8 Baixos, Gaita de Botão mais de 8 Baixos, Gaita Piano, Violino, Viola, Violão, Trova Causo, entre outros.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o MTG e a Fundação Cultural Gaúcha, com apoio da 5ª Região Tradicionalista e da Secretaria de Estado do Turismo. Conta ainda com o incentivo cultural da Amigo Internet e Dinâmica Distribuidora de Alimentos, além de patrocínios da Fruki, Banrisul, HMD Equipamentos Gastronômicos, Massas Italiany e da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O financiamento é viabilizado pelo Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, sob o lema “O futuro nos une”.

Por Marcelo Matusiak

Enarttradicionalismo