A Secretaria de Meio Ambiente, através da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), informa que através do seu Programa Adote um Amigo, realizou mais de 100 adoções desde agosto de 2022. Os animais doados foram devidamente castrados, vacinados e desverminados. Importante ressaltar que a DBEA ainda conta com 32 cães para adoções nas mais variadas idades e porte.
“São animais muito amorosos que estão à espera de uma família. Todos eles estão prontos para adoção e foram resgatados pela nossa equipe. Além disso, vale destacar que o programa Adote um Amigo, estimula a adoção responsável de animais abandonados e vítimas de maus-tratos, e acontece através das feirinhas de adoção e dos encaminhamentos realizados pela equipe da DBEA. Temos uma equipe comprometida com a causa animal e que trabalha para que todos os bichinhos tenham dignidade e uma família”, disse o prefeito de Erechim, Paulo Polis.
Conforme explica diretor da DBEA, Thunay Lopes, a Diretoria de Bem-Estar Animal é responsável por dirigir as ações relacionados aos animais do município, visando o equilíbrio ambiental e sanitário através de ações coordenadas que geram a proteção, defesa, dignidade e bem-estar dos animais de Erechim.
“Só conseguimos apresentar esses resultados graças a criação da DBEA. Vale destacar que entre os serviços administrados pela Diretoria, estão o Centro Municipal de Acolhimento e Proteção aos Cães; o projeto Adote um Amigo; Controle Populacional e Identificação de Cães e Gatos; Banco de Ração e Utensílios para Animais; Unidade de Referência Animal (URA); Fiscalização contra maus tratos aos animais; Atendimento à cães errantes atropelados e feridos; Cão e gato comunitário; além do recolhimento de carcaças de animais em vias públicas”, explica Thunay.
O diretor da DBEA também destaca que o próximo grande desafio é a estrutura a ser entregue para a comunidade. “Erechim terá um Parque Pet, que entre outros olhares, pretende integrar todo esse diferencial sobre o bem-estar animal que o governo municipal disponibiliza à nossa comunidade”, finaliza.
Vale ressaltar que as ações de bem-estar e proteção animal integram o Programa de Governo Investe + Erechim.
Por Ascom