Em torno de 4.500 catequistas das 4 Arquidioceses e 14 Dioceses do Regional Sul 3 da CNBB, Rio Grande do Sul, participaram da Terceira Jornada Estadual da Catequese em Santa Maria neste último domingo de agosto, Mês Vocacional do 3º Ano Vocacional do Brasil, dedicado à Vocação do Leigo e da Leiga na Igreja e no mundo e Dia Nacional do e da Catequista. A maior parte do evento foi realizada em dois locais, Colégio Coração de Maria e Clube das Dores. De ambos, os participantes partiram em procissão para a missa na parte externa do Santuário Estadual da Medianeira, às 16h, presidida por Dom Leomar Antonio Brustolin, Arcebispo local, concelebrada por 7 bispos e em torno de 70 presbíteros. Da Diocese de Erexim participaram o Bispo Dom Adimir Antonio Mazali, 4 padres (Paulo Caovilla, Jair Carlesso, Jean Demboski, Dirceu Dalla Rosa) e 210 catequistas.
O encontro teve como tema: A Vocação Querigmática do Catequista e como lema “O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos! (I Jo1,3)
A programação completa da Jornada foi:
8h – Acolhida, animação, falas iniciais.
8h30 – Oração de abertura: motivação do tema e lema da Jornada. Leitura Orante do texto do lema 1Jo1, 1-7.
9h20 – Rito da Assinalação: com entrega do óleo.
9h45 – Animação.
10h – Entrada e acolhida da Palavra de Deus e leitura do texto bíblico de Emaús.
10h15 – Leitura Orante – “Caminhada com os vocacionados de Emaús”.
11h – Rito de Entrega da Palavra.
11h15 – Animação.
11h25 – Leitura Orante – “Caminhada com o vocacionado Paulo”.
12h15 – Rito da aspersão: com a entrega da água.
12h30 – Almoço.
13h – Momento cultural.
14h – Leitura Orante da caminhada com Maria: animação, motivação para a peregrinação.
15h – Saída para peregrinação até o Santuário da Medianeira.
16h – Celebração Eucarística: Rito da Renovação das Promessas do Batismo, e após a oração da comunhão – rito de envio – entrega dos ícones da Medianeira.
Os ritos realizados são os da Catequese de Iniciação à Vida Cristã nas suas 4 etapas. Cada um deles teve fundamentação por um dos assessores presentes. Para melhor acompanhamento, os e as catequistas receberam o Livro da Jornada com os Ritos; textos Bíblicos; cantos; oração vocacional; pequeno histórico e oração da Medianeira.
Em texto de preparação da Jornada se ressaltava: O catequista é, antes de tudo, chamado a se deixar encontrar pelo Senhor e a partir desse encontro, testemunhar com a própria vida a alegria do seguimento e do discipulado. O catequista realiza a sua missão como discípulo-missionário, com “coração ardente e pés a caminho” sem medo de anunciar o Evangelho e dar a conhecer a pessoa de Jesus Cristo. Aquele que experimenta a vocação como dom e graça e que tem consciência da sua vocação querigmática, não retém para si a experiência de fé que faz em sua vida cristã, mas a comunica aos outros com a força do testemunho que é anúncio de Vida Nova. Vive sua vocação querigmática na comunidade eclesial pela qual é enviado a fazer ecoar a Boa Notícia: “O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos!” (1Jo1,3).
Assim, os e as catequistas renovaram seu compromisso com Jesus e reafirmaram o seu Sim como resposta ao seu chamado. Na vivência da vocação querigmática, procurarão “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”, conforme o texto base do 3º Ano Vocacional do Brasil.
Por assessoria de comunicação