Digitalização dos processos públicos avança nos diferentes setores da administração municipal

Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização está acompanhando a evolução da transformação digital, identificando obstáculos e propondo soluções

A comunidade está, a cada dia, mais comprometida com a transformação digital dos serviços públicos da Prefeitura de Erechim. É o que mostram os dados técnicos apresentados pelo Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização aos representantes de cada secretaria municipal, na reunião semanal, no Salão Nobre da prefeitura, que tem como objetivo acompanhar a evolução dos processos, identificar os obstáculos e propor soluções ao processo de transformação digital.

O coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização e secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, lembra que a abertura de processos de forma digital chegou, nos primeiros 15 dias deste mês, a 78,94% da totalidade das solicitações feitas pela população.

“E em alguns destes dias as solicitações por serviços públicos foi 100% digital. O plano de trabalho está seguindo a lógica de digitalizar os processos mais simples e depois os mais complexos. Isso está nos permitindo avançar de maneira consistente e estruturada”, observa.

Recursos Humanos

Segundo o coordenador dos Recursos Humanos, Sergio Mendes Junior, o setor está com o projeto-piloto do relógio ponto dos servidores, em teste. “Esse será um passo importante para ampliar ainda mais a digitalização dos nossos atos administrativos. Ainda temos muitos desafios quanto a divulgação de decretos municipais, férias, entre outros, para citar alguns exemplos”, observa.

Planejamento

Outra secretaria que está engajada no processo de transformação digital é a Secretaria de Planejamento. “Trabalhamos com assinatura de muitos documentos, então, estamos migrando gradativamente do papel para as operações digitais”, afirma a diretora de Planejamento Orçamentário, Vani Scariot.

Saúde

Segundo Camila Kostaneski, da Secretaria de Saúde, a transformação digital está indo bem. “O próximo passo que está sendo estruturado é a não retenção das vias físicas dos receituários pela farmácia, mantendo somente o digitalizado, reduzindo o espaço de arquivamento”, explica.

A transformação digital envolve as atuais 12 secretarias do município e os cerca de 2,9 mil servidores públicos e faz parte do programa municipal Investe + Erechim, que tem como meta atingir R$ 1 bilhão em investimentos públicos e privados.

Serviços pelo site

Muitos serviços que antes eram abertos por meio de processos físicos ou no setor de Protocolo da Prefeitura de Erechim, podem hoje ser solicitados pelo site ou via aplicativo. A seguir, o passo a passo de como fazer os processos eletrônicos, que também serve para fazer outros serviços on-line, em vez de selecionar a opção (Processos), deve-se selecionar, por exemplo, a opção (Solicitação de serviço).

Passo a passo dos processos eletrônicos

• Acessar o site “Prefeitura de Erechim” através do link: https://www.pmerechim.rs.gov.br/

Chamada Pública 001/2021 – PARA OS REPRESENTANTES DOS COLEGIADOS SETORIAIS; Chamada Pública 003/2021- O CANTO DA GENTE; Chamada Pública 004/2021 para desenvolvimento de Identidade Visual em homenagem aos 60 anos de criação do Centro de Belas Artes Osvaldo Engel.
www.pmerechim.rs.gov.br

• Serviços online

• Processos

• Abertura de processos

• Informar CPF/ CNPJ

• Continuar

Abrindo o processo

• Selecionar o tipo de processo

Continuando

• Preencher todos os dados nos respectivos campos, inclusive a solicitação (requerimento)

• Anexar documentos (os documentos deverão ser digitalizados ou foto legível e anexados a partir do comando “Selecionar documento”

Finalização do processo

• Para finalizar, clique em “enviar processo”

• Será gerado um número de processo com uma senha de acesso para acompanhar a solicitação que serão enviados para o e-mail informado

 

Por Assessoria de Comunicação