Comemoramos hoje o Dia Mundial do Meio Ambiente. Data que nos leva a refletir sobre soluções para algumas questões atuais. O objetivo deste dia é conscientizar os próprios causadores destes problemas: nós mesmos. O ser humano é o único ser vivo capaz de poluir. Desde nosso primeiro dia até o nosso último suspiro, poluímos. Você e eu.Embora seja óbvio, o dia de hoje é para nos lembrar que devemos minimizar o impacto causado pela nossa existência neste planeta, pois somos a única espécie que pode (e deve) fazer a diferença. Ao tratarmos sobre preservação ambiental, devemos também agregar as questões sociais e econômicas (tripple bottom line/tripé da sustentabilidade) e o tão essencial ESG.
O trabalho, que é desenvolvido por milhares de mãos voluntárias, no Tampinha Legal, é um exemplo claro da inteligência em promover o triple bottom line. Em seis anos de programa, mais de 600 milhões de tampas plásticas foram recolhidas, voltaram para a indústria e transformaram-se em novos artefatos plásticos. Ou seja, é o plástico usado de cara nova! Além disso, todo esse recolhimento resultou em mais de R$2,8 milhões de reais para as entidades assistenciais do terceiro setor participantes.
O plástico usado, além de virar bacia, balde e vassoura, transforma-se em dinheiro para a compra de medicamentos para asilos, alimentos para jovens em situação de vulnerabilidade, equipamentos para escolas ou mesmo tratamentos de saúde como o câncer . Além do Tampinha Legal contribuir com o tripé da sustentabilidade, quebra paradigmas ao provar o valor que existe na menor parte de uma embalagem plástica.