Para a responsável pelo programa Vizinhos do Lago, Giane Minella, um dos principais desafios do setor é aliar a produção com conservação do meio ambiente e práticas sustentáveis. Um exemplo positivo é a propriedade do agricultor de Itá, Vilmar Gusatto. Ele trabalha com avicultura, bovinocultura de leite e tem plantação para a silagem. Ele respeita as áreas de preservação permanentes (APP), tem uma nascente preservada e não usa defensivos agrícolas. “É possível produzir sem agredir o meio ambiente. Só assim para ter qualidade de vida e também para um dia passar a propriedade para os nossos filhos”, destaca.
O filho, Fábio Gusatto, ressalta que toda a família ajuda a cuidar do rio. Sempre que avistam um banhista ou um grupo de pescadores, alertam para recolherem o resíduo (lixo) e respeitarem o período de piracema.
Giane Minella enfatiza que é gratificante ver a relação de parceria com os lindeiros. “Nosso objetivo é sensibilizar os moradores do entorno do lago que meio ambiente, sustentabilidade e produção podem andar de mãos dadas”.
O Vizinhos do Lago tem como objetivo principal promover a comunicação entre lindeiro e empreendedor de maneira transparente por meio de visitas, boletins de rádio e da Linha Verde 0800 645 5800.
—