Os resultados obtidos com a implantação da Unidade de Referencia Tecnológica (URT), em um hectare, na propriedade da família De Ré, em Jacutinga, foram divulgados em Dia de Campo sobre Cereais de Inverno e Organização e embelezamento da propriedade, na sexta-feira (25/10), reunindo mais de 180 participantes, entre produtores, extensionistas da Emater/RS-Ascar, lideranças, empresas parceiras e autoridades. Os participantes foram recebidos pelo casal Valentim e Ruti De Ré, juntamente com o filho Vitor, e pela equipe do escritório municipal de Jacutinga, integrada pelos extensionistas Anderson Ogliari, Derli Dalastra e Mari Tania Trevizol Spazzini. O evento faz parte da segunda etapa da programação do Fórum de Desenvolvimento do Município de Jacutinga.
Na URT demonstrativa foram implantadas 24 variedades de cereais de inverno (aveia, triticale, trigo e cevada), além de mix cobertura de solo. As orientações foram repassadas em estações pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar, Frederico Modri Neto, que abordou o tema Cereais de inverno para alimentação animal, Dibartolomei Zorzanello, juntamente com engenheiro agrônomo da Embrapa Trigo, Marcelo Klein, que orientaram sobre variedades de trigo para a produção de grãos. E outra estação, o extensionista Oberdan Scolari, abordou o tema cereais de inverno voltado para Bioenergia. Em uma das estações, as extensionistas Nadia da Rosa e Gabriele Pellin, orientam sobre a Organização e embelezamento da propriedade com abordagem contemporânea. Também foi realizada uma estação sobre o mix de cobertura de solo, com Adilson Kelm.
Os participantes também assistiram uma demonstração do uso do rolo faca, realizada pela empresa Industrial Triangulo.
A abertura do evento aconteceu ao meio-dia, no CGT Rincão Amigo, com a presença do prefeito Beto Bordin, da gerente regional do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Fernanda Tacca Angonese, de lideranças e de representantes de entidades parceiras.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Erechim