Com o tema ” Centenário da Revolução de 1923″, o desfile temático foi aberto pela Décima Nona Região Tradicionalista, seguido pelas da demais entidades gauchescas.
Posteriormente veio o desfile a cavalo. Mais de 170 cavalarianos fecharam o desfile deste 20 de setembro na Capital da Amizade.
A representante do ICBA, Cleusa Sotoriva, concedeu entrevista à reportagem da Rádio Cultura e Jornal Boa Vista falando sobre a importância de cultivar as tradições e enfatizou ao final: “Devido à tragédia ocorrida na região do Vale do Taquari, as forças de segurança não participam do desfile, mas todas as nossas entidades estão bastante envolvidas em fazer um desfile à altura de nossas tradições “.
O protocolo se solidarizou com as vítimas e solicitou doações para reconstruir as casas e a vida da população afetada, mencionado o pix para quem puder doar alguma quantia em dinheiro.
O grande público presente aproveitou cada sombra em toda a extensão da Avenida Maurício Cardoso e Praça Jaime Lago para acompanhar cada momento do desfile.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Flavio Tirello e demais autoridades tradicionalistas e militares e foi encerrado com a extinção da Chama Crioula.