Deputado Paparico Bacchi reivindica flexibilização na utilização de recursos às APAES no RS

Aportes são oriundos da Bancada Federal gaúcha e de indicação de deputados da Assembleia Legislativa.

Neste momento de grande comoção em todo o estado do RS e no país inteiro, na responsabilidade de presidente da Frente Parlamentar das Apaes do RS e representando 28 parlamentares estaduais signatários da iniciativa no Parlamento gaúcho, o deputado Paparico Bacchi, protocolou, na terça-feira (28), o ofício n° 36/2024, solicitando ao governador do RS, Eduardo Leite, ao coordenador da Bancada Federal gaúcha, deputado federal Dionilso Marcon, e ao ministro Extraordinário de Apoio à Reconstrução do RS, deputado federal Paulo Pimenta, a flexibilização na utilização do recurso no valor de R$ 27 milhões, indicados pela Bancada Federal gaúcha, e que serão repassados para as Apaes, por meio do Fundo Estadual de Assistência Social do RS.

No mesmo documento, Paparico reivindica ainda a flexibilização na utilização do recurso no valor de R$ 4 milhões, indicados pelos deputados estaduais através de emendas parlamentares ao Projeto de Lei n. 429/2023.

“Estamos sensibilizados pela situação que, aproximadamente, 70 Apaes no estado (34% de um total de 205), estão enfrentando ocasionado pelas enchentes, em meio ao maior desastre climático vivenciado em nosso estado”, desabafou o presidente da Frente Parlamentar das Apaes no RS.

Segundo o deputado, a necessidade de estruturação de uma resposta emergencial para adoção de estratégias para reconstrução do estado se faz mais que necessária, é de fundamental importância também para a manutenção da atividade educacional no RS.

“Falo, em especial, para as Apaes que atendem milhares de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais, e suas famílias, além das equipes docentes e funcionários das entidades atingidas pelas águas. A flexibilização dos recursos vai atenuar a situação de destruição e calamidade que as Apaes gaúchas estão enfrentando, além do número elevado de famílias de alunos que frequentam as entidades, que também foram atingidas com a catástrofe. Estou trabalhando incansavelmente para conquistar mais este objetivo para a comunidade apaeana”, finalizou o deputado Paparico Bacchi.

Por Assessoria de Comunicação

ALRSApaes