Com mais que o dobro dos votos que fez em 2018, quando ingressou no primeiro mandato com 27.483 votos, o deputado estadual Paparico Bacchi foi reeleito com 59.646 votos na eleição de 2022 – superando de forma expressiva o desempenho eleitoral anterior. Líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, Paparico Bacchi está entre os deputados estaduais mais votados nas regiões Nordeste e Alto Uruguai.
Além de ser o deputado estadual mais votado no Alto Uruguai, com 26.165 votos, Paparico marcou um fato inédito: é o parlamentar estadual mais votado na história de Erechim, onde teve 13.072 mil votos confirmados nas urnas, 22.67% dos votos válidos no município. De acordo com o resultado nos municípios que integram as regiões Nordeste e Alto Uruguai, Paparico Bacchi é o deputado estadual mais votado em 16 municípios. Em 10 municípios o parlamentar foi o segundo mais votado; 3º deputado estadual com mais apoios em 7 municípios; e 4º colocado no ranking de votos em 4 municípios. Somente em dois municípios das regiões supracitadas Paparico Bacchi foi o 6º deputado estadual com mais apoios.
Natural de Paim Filho e ex-prefeito de São João da Urtiga em dois mandatos (2009-2016), Paparico Bacchi implementou ações efetivas na rotina do mandato e se consolidou como uma das principais referências parlamentares na Assembleia Legislativa para as regiões Nordeste e Alto Uruguai. Ao todo, Paparico Bacchi fez votos em 419 dos 497 municípios do RS na eleição de 2022, superando de forma exponencial os votos que registrou em 257 municípios na eleição de 2018.
Questionado pelo jornalista Leandro Vesoloski sobre o motivo da expressiva votação, Paparico Bacchi afirmou: “só tem uma coisa que ninguém consegue desmanchar, que é o trabalho. Quando você trabalha, há o reconhecimento”, salientou o parlamentar. De acordo com o ranking de produção parlamentar no RS, divulgado em maio de 2022, Paparico Bacchi é o 4º deputado estadual mais produtivo na atual legislatura da Assembleia Legislativa, com 42 Projetos de Lei, 3 Projetos de Lei Complementar, 2 Projetos de Resolução e 12 Leis foram sancionadas a partir das suas propostas no parlamento gaúcho.
“Estou na política por missão. Agora, aumenta meu compromisso e a responsabilidade com os gaúchos e gaúchas. Faltam palavras para agradecer essa expressiva votação. E como sempre afirmo: contem com o amigo Paparico Bacchi na Assembleia Legislativa. Vou retribuir cada voto de confiança com muito trabalho, empenho e dedicação – como tenho feito desde 2019”, afirmou Paparico Bacchi.
Função que exerce no parlamento gaúcho: líder da bancada do Partido Liberal e presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. Membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismos. Preside as Frentes Parlamentares em Defesa das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais; das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde; das Pontes; e da Mineração e Polo Carboquímico na Região da Campanha.
No exercício do atual mandato integrou a Mesa diretora da Assembleia Legislativa; foi membro titular da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (2019, 2020 e 2021); membro titular da Comissão de Segurança e Serviços Públicos em 2019; presidente da Frente Parlamentar para Estudar os Efeitos da PEC 188 que propôs a extinção de municípios de pequeno porte; foi vice-presidente da Comissão Especial da Cadeia Produtiva da Música e da Cultura Gaúcha; e relator da Subcomissão das Barragens.
Matéria e foto: Irineu Fontela