Avaliar a necessidade de construção, reforma e manutenção das estruturas existentes no Rio Grande do Sul. Com este objetivo a Assembleia Legislativa instalou oficialmente a Frente Parlamentar das Pontes. A cerimônia híbrida realizada na tarde desta segunda-feira (5), na sala da presidência do parlamento gaúcho, coordenada pelo deputado Paparico Bacchi (PL), reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e contou com a presença do diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino da Silva.
Problema histórico
Em seu pronunciamento, Paparico Bacchi lembrou que a manutenção deficitária e a não modernização das pontes é um problema histórico que prejudica a economia e afeta a vida das pessoas. De acordo com o líder da bancada do Partido Liberal “não há dúvidas de que inúmeras estruturas precisam de urgente intervenção, pois mostram-se absolutamente precárias”. Paparico Bacchi lembrou ainda que “a maior parte da malha rodoviária estadual foi pavimentada no século passado e que existem diversas obras de arte metálicas ou construídas em madeira, incompatíveis com a evolução da frota e o volume de produção regional”, reiterou o parlamentar.
Na condição de Frente Parlamentar das Pontes, Paparico Bacchi anunciou que nos próximos dias será elaborado o plano de trabalho. A proposta de ação será submetida à apreciação dos 27 deputados que assinaram o requerimento de instalação. “O Rio Grande do Sul tem pressa. Acredito que esta frente parlamentar será um importante instrumento de debates e articulação, visando construir alternativas para unir regiões, encaminhar soluções e atingir o objetivo de fomentar segurança, conforto e reduzir as perdas econômicas provocadas pela carência de infraestrutura nas rodovias do Rio Grande do Sul”, antecipou Paparico Bacchi.
Estudo revela riscos funcionais e estruturais
Ricardo Vuaden, superintendente da 15ª regional do Daer, apresentou estudo que revela a necessidade de monitoramento ou manutenção em pelo menos 850 pontes estaduais. O engenheiro afirmou que os riscos funcionais poderão ser minimizados com investimentos continuados em manutenção de pavimento e juntas; nivelamento das cabeceiras; reposição de defensas metálicas, guarda rodas, guarda corpos e de sinalização; desobstrução dos drenos e limpeza periódica.
Na parte estrutural, segundo Vuaden, será preciso revisar todos segmentos liberados para circulação, considerando as classes revisadas e o estado atual de conservação das obras de arte. “Também será preciso elaborar um programa de reforço estrutural para classe 45 de todas as obras projetadas em classes inferiores, além de investir em um programa de substituição das pontes madeira e metálica provisórias instaladas há mais de 50 anos, que limitam o tráfego de caminhões rodotrem e bitrem”, pontuou o superintendente.
O diretor-geral do Daer elogiou a disposição do deputado Paparico Bacchi em fomentar o debate em torno de um assunto que impacta no desenvolvimento social e econômico das comunidades. Segundo Faustino da Silva, a Frente Parlamentar das Pontes deverá contribuir com a meta de colocar a malha rodoviária estadual em condições de uso e ajudar o Rio Grande do Sul a recuperar o status de pujança e liderança econômica.
Por Assessoria de Comunicação