Deputado Paparico Bacchi marca presença do Parlamento gaúcho na Expo Getúlio Vargas 2024

Nesta quinta-feira (10), o deputado Paparico Bacchi representou a Assembleia Legislativa do RS (ALRS), na abertura oficial da Expo Getúlio Vargas 2024, a feira da construção, moda, agro, agroindústria, indústria, comércio e serviços, que acontece de 10 a 13 de outubro. O vice-presidente da ALRS prestigiou o evento que contou com diversas autoridades do Estado, do Município, além de representantes de entidades de classe de Getúlio Vargas e o público da feira.

 

Paparico Bacchi falou sobre a importância da Expo Getúlio Vargas 2024: “A expos têm um papel fundamental para os municípios do interior gaúcho. Quando fui prefeito de São João da Urtiga, criei a Expo São João por entender que este tipo de evento valoriza o trabalho que os bons desempenham e motiva os demais a seguirem o exemplo. Além disso, as feiras instigam as comunidades para sua participação e engajamento com as atividades que são ofertadas na exposição, com as vendas, atrações e a valorização da produção local”, explicou o deputado.

 

Bacchi agradeceu o apoio que tem recebido da população gatuliense e destacou o trabalho que tem realizado para alavancar o desenvolvimento da região: “A obra de Tapejara a Charrua já é uma realidade. Já está, praticamente, pronta e era esperada há muito tempo. Esta conquista tem a minha mão, como representante da região Norte e Nordeste, na Assembleia Legislativa, mas também tem a contribuição dos prefeitos da região”, comemorou Paparico.

 

Para o vice-presidente da ALRS, Getúlio Vargas vai ser contemplada diretamente com esta nova rodovia: “Esta estrada vai canalizar, para a região Nordeste, grande parte das pessoas para tornar Getúlio Vargas um grande polo regional de desenvolvimento. É uma grande alegria e compartilho com a nossa gente mais esta melhoria”, acrescentou.

 

Entre as pautas abordadas, o deputado alertou para a questão do Marco Temporal. Para Paparico Bacchi, é uma questão muito delicada e que está implicando com a perda de terras, por parte dos produtores rurais gaúchos: “Como presidente da Frente Parlamentar das Demarcações no RS, representamos os anseios do nosso produtor, indo a Brasília e procurando frear as manobras do STF e do Governo Federal, nesta questão. São pequenos produtores rurais que estão perdendo suas propriedades conquistadas com muito trabalho e legalizadas. Com muito trabalho, acreditamos que conseguiremos devolver o sono para o nosso produtor rural, aqui de Getúlio Vargas”, elucidou o parlamentar.

 

Além disso, Paparico destacou a reconstrução do estado. Segundo o deputado, há muito ainda a ser feito pelos agricultores. “Possivelmente, eles não conseguirão plantar neste ano, em função da falta de recursos dos governos Federal e Estadual. O governo ainda não fez nada pelo produtor e a reconstrução do estado passa pelo Agro. Como defensor do Agro gaúcho, esperamos que o Governo Federal possa alinhar mais medidas que possam contemplar, especialmente, aquele produtor rural que não conseguiu comprar sua semente para poder plantar. O prejuízo é grande porque do jeito que está, é o produtor rural que quebra também”, relatou o vice-presidente do Parlamento gaúcho.

 

Paparico Bacchi faz uma menção a questão das APAEs gaúchas. Nesta semana, o deputado, que também é presidente da Frente Parlamentar das APAEs no RS, teceu duras críticas ao modo como a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, está consumindo a Educação no Estado e também da falta da renovação do convênio estadual com as APAEs: “Há quase um ano o Estado não renova o contrato de repasse de recursos do Fundeb com as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais. Se não for renovado, as APAEs não conseguirão continuar atendendo os quase 8 mil alunos e suas famílias, por falta de dinheiro para manter seu quadro de professores, funcionários e prédios, em 2025. Nosso trabalho da Assembleia é para que possamos chegar a uma solução para este entrave junto ao Estado”, complementou o presidente da Frente Parlamentar.

 

O deputado finalizou sua fala convidando a população a participar da Expo Getúlio Vargas 2024, parabenizou o convite para a feira, realizado pelo atual prefeito Soligo, e saudou o prefeito eleito, para o exercício 2025-2028, Prezzotto, do Partido Liberal, além da comunidade do município de Getúlio Vargas.

 

Texto e fotos: Ascom