Deputado Paparico Bacchi defende implantação de fábrica de ureia no RS

Discurso do parlamentar foi realizado durante a Abertura da Colheita do Milho, na quinta-feira (23), em Paulo Bento

A 12ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Milho do Estado do Rio Grande do Sul foi realizada nesta quinta-feira (23), na Linha Chapadão, em Paulo Bento. O evento foi sediado na Granja Busnello e contou com a participação do vice-presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Paparico Bacchi, governador do estado, Eduardo Leite, secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Clair Kuhn, prefeito de Paulo Bento, Evandro Baratto, presidente do Sindicado Rural de Erechim, Allan André Tormen e demais autoridades, lideranças e representantes da região.

Paparico participou do ato simbólico de colheita do milho e após discursou sobre a produção de fertilizantes como estratégia para fortalecer a agricultura e a economia estadual.

“Trabalhamos muito para vencer toda a burocracia. Hoje, nós importamos mais de 80% dos insumos que são utilizados pelos produtores daqui. Então, este ano, o Rio Grande do Sul, definitivamente, começará a produzir parte dos fertilizantes para diminuir o custo de produção”, afirmou.

O deputado também defendeu a implantação de uma fábrica de ureia no estado, uma iniciativa que reduzirá os custos de produção agrícola.

“Anuncio que a Frente Parlamentar da Mineração está preparando os estudos e entregará ao governador, nas próximas semanas, um projeto para instalarmos aqui no Rio Grande do Sul uma fábrica de ureia”, disse.

O milho é cultivado em 487 dos 497 municípios gaúchos e segundo estimativas da Emater/RS-Ascar, a produção para a safra 2024/2025 é de 5,3 milhões de toneladas, o que corresponde a 18,3% a mais quando comparado com a safra anterior. A área plantada no estado é de 748.511 hectares (redução de 7,5%).

Granja Busnello

Localizada na comunidade de Chapadão, interior de Paulo Bento, a Granja Busnello soma cerca de 600 hectares destinados à agricultura. Nesta safra 2024/2025, a família destinou pelo menos 130 hectares para a cultura do milho.

Propriedade familiar de Belcezar e Rosa, filho Delciomar, esposa Lucimara e filhas Yasmin e Isadora, a granja faz a semeadura de soja, trigo, aveia e cevada. O foco na produção de milho vai ao encontro da necessidade de rotação de culturas.

Por Assessoria de Comunicação

fertilizantemilhoureia