Depois de Erechim, cidades que mais encaminham vestibulandos para a URI são Chapecó, Passo Fundo e Tapejara

Diretor Acadêmico da URI Erechim Professor Adilson Stankiewicz falou sobre o Vestibular de Verão da URI e os novos Mestrados. Vestibular de Verão já tem mais de 500 inscritos até o momento.

Farmácia e Biomedicina continua sendo um dos mais procurados. A área da saúde sempre tem uma ótima procura, mas além disso Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia e a Medicina que conforme Stankiewicz é a cereja do bolo. A Medicina já está alcançando 200 inscritos, mas até o prazo final deve chegar à casa de 800 a 1.000 inscrições. Na área das engenharias o menu é completo para quem gosta desses cursos, iniciando pela Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Engenharia Química, atendendo todas as áreas da engenharia e do  parque fabril de Erechim que tem uma grande demanda. Uma área associada as engenharias é Arquitetura e Urbanismo que é bastante procurado com excelentes laboratórios.

As inscrições estarão abertas até o dia 23 de outubro e podem ser feitas através do site da URI em duas modalidades: a primeira é pela nota do ENEM dos últimos 5 a 6 anos, com taxa no valor simbólico de 15 Reais, sem precisar fazer vestibular, apenas pela nota. A segunda modalidade com valor de 30 Reais realizando prova presencial no dia 26 de outubro num sábado pela tarde. A Medicina tem valor de 250 Reais a inscrição e a prova versa sobre todos os conteúdos do ensino médio mais a redação. Para os demais cursos apenas uma prova de redação.

Outro curso em destaque é a Pedagogia que acabou de ser auditado pelo MEC e recebeu a nota máxima. Curso que tem mais de 35 anos de existência e forma professores e a universidade está chamando  quem tem vocação para essa profissão, para que aproveitem a oportunidade. Após a conclusão são ofertadas muitas vagas de trabalho.

Adilson destacou que a Medicina teve uma avaliação final do MEC com nota máxima. Trata-se de um curso que já mudou a realidade da região, porque os primeiros alunos já se formaram e estão atuando aqui mesmo em Erechim. E esse é um impacto positivo para a cidade e região. O Curso oferece o Centro de Especialidades Médicas junto ao Hospital Santa Terezinha, sendo vinculado ao sistema SUS e tem especialidades que o SUS não atendia em Erechim e agora estão à disposição da população.

Outra informação interessante é sobre de quais cidades, além de Erechim, vem os vestibulandos para a URI. A segunda cidade que mais encaminha vestibulandos é Chapecó SC, a terceira é Passo Fundo e a quarta é Tapejara e evidente as cidades que compõe a região da AMAU também encaminham vestibulandos para a URI Erechim.

MESTRADO EM TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS NAS ÁREAS DAS ENGENHARIAS

Outra importante notícia divulgada pelo Diretor Acadêmico é de que a URI teve o seu Mestrado em Tecnologias Sustentáveis nas áreas das Engenharias, aprovado sem restrições. Mestrado aprovado 100% sem restrições e a partir de 2025 já será ofertado esse mestrado nas áreas de Tecnologia Sustentáveis para as Engenharias, área de Arquitetura, Ciências Biológicas, sendo mais um impacto importante na questão da educação tecnológica da região.

 

Por Edson Machado

destaqueurivestibular