Demanda por vagas alcança 1600 e número de estudantes nas escolas municipais se aproxima dos 8 mil

Na manhã de hoje, quinta-feira (25), a secretária de Educação de Erechim, Verenice Lipsch, discutiu os desafios e o planejamento para o retorno às aulas, destacando o aumento no número de alunos na rede municipal e a alta demanda por vagas em creche.

Preparativos para o ano letivo:

Lipsch anunciou que o ano começou em pleno vapor, com planejamento para acolher os professores em 14 de fevereiro e abrir o ano letivo para todos os profissionais da educação em 19 de fevereiro. A equipe está preparada para receber as famílias através de seus filhos, destacando o período de designação de vagas na educação infantil e o processo de matrículas, que continua até meados de fevereiro.

Vagas e digitalização do atendimento:

O governo Polis impulsionou a digitalização e eficiência no atendimento, com a Secretaria de Educação implementando a gestão educacional em todas as escolas. Lipsch enfatizou a transição para inscrições de vagas online, facilitando a vida da comunidade. A demanda por vagas aumentou, com 1.363 novas inscrições na primeira etapa, e uma surpreendente adição de mais de 300 inscritos nos primeiros três dias da segunda etapa, totalizando 1.600 inscrições.

População não aumentou, mas a demanda por vagas sim:

A secretária abordou os fatores que contribuem para a alta demanda, incluindo imigrantes, migração de escolas privadas para públicas, famílias que optaram por esperar e nascimentos. Lipsch destacou os atrativos nas escolas municipais, como controle de qualidade, políticas educacionais do governo Polis, uniformes, apostilamento, plataforma educacional e alimentação saudável da agricultura familiar.

Educação com resultado e expectativas para 2024:

A expectativa de resultados positivos foi expressa pela secretária, que antecipou dados do INEP, previstos para abril ou maio. Erechim já obteve destaque em 2023, ficando em segundo lugar na avaliação de alfabetização para cidades com mais de 100 mil habitantes no estado do Rio Grande do Sul, superando a média com nota acima de 6.

Número de alunos:

Os números apresentados revelaram um aumento significativo no número de alunos nas escolas municipais, atingindo 6.958 em dezembro de 2023, comparado a 6.657 em 2022 e 6.383 em 2021. Incluindo 1.905 estudantes em escolas de tempo integral e 1.344 na compra de vagas, o município atende aproximadamente 8 mil alunos.

Novas escolas e planejamento futuro:

A entrevista destacou a abordagem integrada da educação com outras áreas como saúde e assistência. Lipsch compartilhou estudos avançados para a expansão do atendimento na Escola Luiz Badalotti e mencionou a análise para construção de um novo bloco que atenderia mais de 400 estudantes. A Escola Maria Clara, inaugurada no ano anterior, também contribui para a região.

Datas importantes para a comunidade escolar:

A secretária divulgou datas cruciais, incluindo designação de vagas (22 a 26/01), matrículas na educação infantil (a partir de 29/01), matrículas em escolas privadas (14 a 16/02), e a segunda etapa das inscrições (22/01 a 09/02). Transferências serão consideradas em março, focando em oferecer novas vagas, e Lipsch reiterou a disponibilidade da equipe da Secretaria de Educação para esclarecer dúvidas.

destaque