Delegado Fernando Sodré é empossado como novo chefe da Polícia Civil gaúcha

Delegado Sodré é o primeiro negro a assumir o comando da Polícia Civil em 181 anos de instituição

O delegado Fernando Sodré tomou posse, nesta terça-feira (14), como novo chefe de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul, em evento realizado no auditório Cícero do Amaral Viana, no Palácio da Polícia.

Em seu discurso, o novo chefe de Polícia definiu a posse como um “momento de extremo júbilo” que assinala o entrelaçamento de diversos momentos de sua trajetória. Primeiro negro a assumir o comando da Polícia Civil em 181 anos de instituição, delegado Sodré também destacou que o feito é um importante marco no enfrentamento ao racismo. “Isso demonstra a força da diversidade, a visão do Estado e o cumprimento de suas autoridades públicas no enfrentamento do racismo estrutural”, explicou.

Além dos agradecimentos, o Sodré acentuou, em sua fala, o compromisso que assume em realizar uma gestão cada vez mais integrada com as demais forças de segurança do Estado nos níveis operacionais, de gestão e de inteligência. Ele também ressaltou que seu comando será pautado, principalmente, pela proteção dos grupos vulneráveis e pelo combate ao crime organizado, aos crimes violentos, como homicídios e feminicídios, aos crimes patrimoniais, como roubos e extorsões, e ao tráfico de drogas.

O governador Eduardo Leite comemorou a indicação do primeiro homem negro para comandar a Polícia Civil gaúcha. “Isso deveria ser algo natural e que já deveria ter acontecido há mais tempo, mas, enquanto for exceção, nós teremos que destacar fortemente, porque governar é também buscar liderar em uma direção correta do ponto de vista civilizatório”, disse. Leite também destacou a importância da integração entre as forças de segurança que vem ocorrendo nos últimos anos e que deve seguir pautando a Segurança Pública nos próximos anos.

O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, exaltou o trabalho de excelência realizado da Polícia Civil e salientou que a indicação do delegado Sodré para o comando da instituição vem para reforçar ainda mais o trabalho realizado. Caron também lembrou a importante atuação do novo chefe no interior do Estado. “Nós temos um Chefe de Polícia que estava no interior, a mais de 500 km da Capital, e foi guindado ao cargo pelo seu trabalho e pelo exemplo que sempre deu ao longo de sua carreira”, falou o secretário.

Natural de São Paulo, Fernando Antônio Sodré de Oliveira tem 58 anos. É delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Sul desde 1998. Em 25 anos de atuação na Polícia gaúcha, chegou à 4ª classe, o mais alto nível da carreira. Desde 2019, atuava como titular da 13ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, em Santo Ângelo, cargo que já havia ocupado entre 2011 a 2015.

Fonte: O Sul
polícia civil